(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Equação matemática pode ajudar a enfrentar o coronavírus

Modelo criado por startup e usado em São Paulo para prever a demanda de UTIs e respiradores, é capaz de determinar o período entre a pessoa estar infectada e se recuperar


16/06/2020 17:21 - atualizado 16/06/2020 17:50

Startup desenvolveu equação matemática pode ajudar a enfrentar a pandemia do coronavírus
Startup desenvolveu equação matemática pode ajudar a enfrentar a pandemia do coronavírus (foto: Agência Brasil)
A pandemia do novo coronavírus mobilizou diversas empresas a desenvolverem estratégias que possibilitam o enfrentamento da COVID-19. A Aerothermal Solutions (ATS), startup que combinava técnicas computacionais com metodologias da engenharia tradicional, investiu no ramo da biotecnologia e criou um modelo matemático para combater a doença

Segundo a ATS, a equação matemática é capaz de determinar o período entre a pessoa estar infectada e se recuperar. Também estima a quantidade de leitos de enfermaria e de UTI que serão utilizados a cada dia na rede de tratamento da doença e ainda prevê o número de mortes e novas contaminações. 

Essa equação é baseada no modelo Lokta-Volterra, que prevê o número de pessoas suscetíveis, expostas, assintomáticas, infectadas, recuperadas e mortas de uma doença, segundo o CEO da ATS, Guilherme Silva. “O modelo é ajustado com dados reais de infectados, recuperados e mortos. Assim pode-se usar para a previsão para frente no tempo”, explica. 

E a proposta da Aerothermal Solutions foi incorporada a uma ferramenta elaborada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para auxiliar o estado de São Paulo no controle da doença. “O governo de São Paulo tem usado ferramentas científicas para prever a demanda de UTIs e respiradores. É com muita satisfação que vemos essa tecnologia sendo aplicada para salvar vidas. Foi uma colaboração sem ganho (pró-bono) de cunho humanitário que usou nossa capacidade de entender os problemas e transformar em linguagem matemática”, comemora.

E segundo a ATS, esse modelo já abrange vários países e foi validado com dados da China, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Espanha. Agora está sendo desenvolvido uma previsão para todos os estados brasileiros, sendo os primeiros São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pará, Amazonas e Pernambuco.

*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)