(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Site de startup mineira contabiliza estatísticas de coronavírus

Plataforma Central Covid concentra as últimas notícias sobre o vírus, número de casos no Brasil, mundiais e dicas de saúde


postado em 07/05/2020 18:26 / atualizado em 08/05/2020 17:56

(foto: Divulgação/Trybe)
(foto: Divulgação/Trybe)
Em meio à pandemia de coronavírus, empresas investem em atitudes solidárias. Este é o caso empresário mineiro Matheus Goyas, que com a startup Trybe promoveu um hackathon – maratona de programação – com alunos para encontrar uma solução tecnológica que auxiliasse os brasileiros durante este período. O trabalho resultou na criação da Central Covid, site contendo as últimas notícias sobre o vírus, o número de casos no Brasil e no mundo, dicas de saúde, além de instruções de como se adaptar ao estudo remoto. 

Em conversa com Estado de Minas, Matheus ressaltou o orgulho de poder influenciar seus estudantes em atitudes filantrópicas. “A ideia da Trybe nasceu exatamente dessa vontade de ajudar, educar e preparar para o mercado”, conta. “Fico muito orgulhoso em ver que conseguimos passar duas mensagens: a primeira, que pessoas que estudam com a gente enxerguem que a habilidade pode ser utilizada para ajudar as pessoas; e a segunda, que a tecnologia pode ser utilizada para ajudar na propagação de informações”, explica. 

O projeto da Trybe reuniu quase 40 estudantes e parte de seu time, incluindo os sócios-fundadores. “Nós acreditamos no poder que a educação e a tecnologia têm para melhorar a vida das pessoas. Nossa metodologia é focada em ensinar os estudantes a lidar com problemas e desafios reais, por isso começamos a questionar o que poderia ser feito de maneira rápida e efetiva”, afirma. 

De acesso livre ao público, a plataforma foi criada de forma remota em apenas dois dias. De acordo com o empresário, a maratona de programação foi um momento de colocar à prática as aulas da startup. 

Anteriormente, em outra atividade, os estudantes criaram o projeto AJUDA BH. Quando Minas Gerais, em janeiro deste ano, sofria com fortes chuvas, a Trybe realizou seu primeiro hackathon com os estudantes. A partir dessa atividade, foi criado um mapa interativo para mostrar os locais que recebiam doações, abrigos e ainda pontos de alagamento de Belo Horizonte. 

E para quem quiser estudar tecnologia e não tem o dinheiro suficiente, a escola de tecnologia criou um programa em que o aluno pode pagar posteriormente, quando for inserido no mercado de trabalho, pelas aulas que teve. “Eu fico orgulhoso, porque sei que estamos inserindo pessoas no mercado, que vão ter a mesma atitude e ajudar outras pessoas também”, conta.

A Trybe tem história recente. A startup foi criada em agosto de 2019 por Matheus Goyas e alguns amigos de infância. O principal diferencial da escola, de acordo com Goyas, é um programa de aprendizagem denso de seis horas por dia, com duração de um ano. Na visão dele, "criado sob medida para formar pessoas que atenderão às demandas das principais empresas do Brasil e do mundo". 

As operações da Trybe estão concentradas em Belo Horizonte, Itajubá (Sul de Minas), São Paulo e Florianópolis (SC). “Nosso objetivo é acelerar a carreira da pessoa em programação. A ideia é trabalhar ativamente desde o início do programa para preparar e conectar os estudantes com as nossas empresas parceiras”, enfatiza Goyas.
 
*Estagiaria sob supervisão do subeditor Eduardo Murta

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)