(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Bill Gates não falou em reduzir a população mundial por meio de vacinação forçada

Mensagens acompanhadas da capa do mesmo jornal circularam também em inglês, espanhol, chinês e romeno. Mas a alegação é falsa


17/09/2021 20:14 - atualizado 17/09/2021 20:16


 

Captura de tela feita em 15 de setembro de uma publicação no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 15 de setembro de uma publicação no Facebook ( . / )
Mensagens em redes sociais visualizadas mais de 1,3 mil vezes desde, pelo menos, dezembro de 2020 mostram a capa de um jornal em que se alega que Bill Gates defende a “depopulação por meio da vacinação forçada”. Mas a afirmação é falsa. O jornal em questão - que possui um histórico de publicações com desinformação sobre vacinas - distorceu comentários feitos pelo bilionário em 2010, quando falou em reduzir o crescimento populacional, sem nenhuma referência a “depopulação”.


“DESDE 2011, BILL GATES FALAVA EM REDUZUR A POPULAÇÃO MUNDUAL ATRAVES DAS VACINAS, EM UNS 10% A 15% A DEPOPULAÇÃO FORÇADA ATRAVÉS DA VACINAÇÃO. REDUZIR O CARBONO A ZERO. SÓ QUE ESTE CARBONO É VOCÊ!!! ACORDA BRASIL!!!” , diz uma das postagens, feita no Facebook ( 1 , 2 , 3 ). O conteúdo também circulou no Twitter ( 1 , 2 , 3 ) e Telegram .

“Depopulação por meio da vacinação forçada: a solução para o Carbono Zero ”, diz a manchete do jornal, em tradução livre.

Ao lado do título, há uma foto de Gates com a seguinte frase: “O mundo hoje tem 6,8 bilhões de pessoas e está caminhando em direção aos 9 bilhões. Agora, se fizermos um ótimo trabalho com novas vacinas, sistemas de saúde, serviços de saúde reprodutiva, nós reduzimos isso para talvez 10 a 15 por cento" . A fala é atribuída ao bilionário, a quem a publicação se refere como “Billy ‘O Assassino de Crianças’ Gates” .

As postagens a respeito da manchete voltaram a circular dentro do contexto de avanço da vacinação para combater a pandemia de covid-19, à medida que mais imunizantes contra a doença são administrados globalmente.

Mensagens acompanhadas da capa do mesmo jornal circularam também em inglês , espanhol ( 1 ), chinês e romeno . Mas a alegação é falsa.

Comentários distorcidos

Uma busca no Google pelas palavras-chave em inglês “bill gates 6.8 billion people 9 million health care” , mencionadas na frase atribuída ao empresário no jornal, trouxe como resultado uma palestra ministrada por Gates no fórum TED de 2010 sobre como alcançar a neutralidade de carbono em escala mundial.

Aos 4 minutos e 21 segundos da apresentação, ele disse: “O mundo tem atualmente 6,8 bilhões de pessoas. E está a caminho de chegar a 9 bilhões. Agora, se fizermos um grande trabalho em novas vacinas, cuidados de saúde e serviços de saúde reprodutivos, poderíamos diminuir essa cifra, talvez, 10% ou 15%, mas veríamos um aumento aproximado de 1,3%” .

Gates estava falando sobre reduzir o crescimento demográfico mundial - e não a população em si - para, segundo sua declaração, diminuir a emissão de carbono. Ainda de acordo com o que foi dito pelo empresário, mesmo que esse crescimento fosse reduzido, ele ainda teria valores positivos. Uma transcrição completa da palestra de Gates pode ser acessada aqui .

Em 2009, um documento publicado pela Fundação Gates recomendava o uso de vacinas para reduzir os índices de mortalidade infantil. Segundo o texto, assinado por Bill Gates, alguns pais escolhem ter mais filhos para aumentar as chances de que ao menos alguns sobrevivam e possam cuidar deles na velhice. Nesse sentido, reduzir a mortalidade infantil poderia ter impacto no crescimento demográfico. “À medida que o número de crianças que sobrevivem até a idade adulta aumenta, os pais podem atingir esse objetivo sem ter tantos filhos” , escreveu.

How do we reduce population growth? By reducing infant mortality. I was surprised too. https://t.co/YnebvxN3
— Bill Gates (@BillGates) February 9, 2012

A Fundação Gates já negou várias vezes a alegação a respeito da “depopulação” .

“Estamos preocupados com as teorias da conspiração que estão sendo veiculadas online e com o dano que elas podem causar à saúde pública” , disse um porta-voz da instituição à AFP em outubro de 2020 .

“Em tempos como estes, quando o mundo está enfrentando uma crise sanitária e econômica sem precedentes, é angustiante que existam pessoas criando e compartilhando desinformação quando deveríamos todos estar buscando maneiras de colaborar e salvar vidas” , assinalou o representante.

A AFP já checou uma alegação similar feita por uma deputada italiana envolvendo Gates em maio de 2020 e outras que também relacionam o empresário e a vacinação contra a covid-19 ( 1 , 2 ).

Fonte desacreditada

O jornal que veiculou a manchete, The Sovereign Independent, tem um histórico de repercutir desinformação a respeito de vacinas.

Uma busca no Google pelas palavras-chave em inglês “Sovereign Independent depopulation through forced vaccination zero carbon” levou a um arquivo do exemplar do periódico, de junho de 2011, que contém as alegações a respeito de Gates.

Nessa mesma edição, o jornal também publicou reportagens que veiculam informações falsas a respeito da vacinação - incluindo a alegação de que os imunizantes são parte de “um tratamento medieval” .

“Qualquer vacina licenciada é rigorosamente testada em múltiplas fases de ensaio antes de ser aprovada para uso, e é regularmente reavaliada assim que for introduzida” , explica a OMS . Sobre os imunizantes contra a covid-19, a organização ressalta que “os ensaios clínicos disponíveis mostraram que as vacinas (...) são seguras e altamente eficazes na prevenção de doenças graves” .

Em uma página arquivada de uma seção do jornal The Sovereign Independent dedicada a fornecer informações sobre a publicação, afirma-se que o periódico “frequentemente chama a atenção para a Nova Ordem Mundial” .

A AFP já checou outras alegações a respeito da suposta “ nova ordem mundial ”.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)