(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

História do goleiro Sam Bartram e do nevoeiro é verídica, mas a foto é de outro jogador em 1954

Mensagem diz que Bartram "ficou 15 minutos no gol sem perceber que a partida tinha sido suspensa por causa da neblina", mas foto não é do atleta nem do ano


16/09/2021 12:42 - atualizado 17/09/2021 08:28

Uma história ocorrida com o goleiro inglês Sam Bartram em 1937 foi compartilhada mais de 8,5 mil vezes nas redes sociais pelo menos desde janeiro de 2020, acompanhada por uma fotografia de outro jogador de futebol e em outro jogo, feita anos depois.

A mensagem relata que Bartram "ficou 15 minutos no gol sem perceber que a partida tinha sido suspensa por causa da neblina". A história de Bartram é verídica e ele mesmo a contou em sua autobiografia, segundo a mídia especializada. Entretanto, a imagem que a acompanha não retrata aquele momento, mas, sim, o goleiro do Arsenal Jack Kelsey em uma disputa em 1954.
“Quando você tiver um dia ruim, lembre de Sam Bartram, o goleiro que em 1937 passou 15 minutos em seu gol sem perceber que a partida tinha sido suspensa por causa da neblina”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2). 

A anedota e a foto também circulam desde 2017 em espanhol e inglês
Captura de tela feita em 14 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 14 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

A história é verídica 

Uma pesquisa pelas palavras-chave "sam bartram + 1937" levou a informações sobre o ocorrido em vários meios de comunicação. Alguns artigos (1, 2, 3) compartilham a história com a imagem viral. A anedota também foi lembrada em uma coluna do jornal britânico The Guardian.

O clube inglês Charlton Athletic, pelo qual Bartram jogava na partida nebulosa, confirmou por e-mail à equipe de verificação da AFP a veracidade da história viralizada: "É totalmente verdadeira".

Segundo a assessoria de imprensa do clube, no dia 25 de dezembro de 1937, após o pontapé inicial, o nevoeiro se adensou, causando uma primeira paralisação do jogo, que foi retomado posteriormente. Então a névoa se tornou mais espessa e o silêncio aumentou, mas Bartram permaneceu no gol.

Muito tempo depois, “uma figura emergiu da cortina de névoa à minha frente. Era um policial e me olhou incrédulo. 'O que diabos você está fazendo aqui?', disse”, segundo a autobiografia de Bartram, citada pelo clube inglês. "O jogo está suspenso há 15 minutos, o campo está completamente vazio", avisou o agente ao goleiro. A AFP não conseguiu encontrar uma cópia digitalizada ou fragmentos da autobiografia mencionada.

Este vídeo resume a trajetória de Bartram e relembra o incidente com a névoa, embora esclareça (minuto 1:40) que o jogador de futebol que aparece na imagem não é Bartram, mas Jack Kelsey. 

A foto não é de Bartram nem de 1937

Em outra busca por palavras-chave (“jack kelsey + arsenal + névoa”), a AFP encontrou a imagem viralizada em uma galeria de fotos do jornal The Guardian, onde a legenda diz: “2 de janeiro de 1954: O goleiro do Arsenal Jack Kelsey tenta enxergar através da névoa, em busca da bola. O nevoeiro estava tão denso que o jogo foi cancelado”. A imagem também aparece no catálogo internacional da Getty Images

Ambas as fontes creditam a imagem à agência britânica The Press Association, em cuja página é possível encontrar a fotografia de Kelsey com a mesma legenda usada pelo jornal britânico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)