(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: guia supremo do Irã recebe uma dose de vacina criada no país

Vacina ainda não foi autorizada pelas autoridades sanitárias de Teerã


25/06/2021 08:43 - atualizado 25/06/2021 09:28

(foto: AFP / KHAMENEI.IR)
(foto: AFP / KHAMENEI.IR)
O guia supremo iraniano Ali Khamenei recebeu nesta sexta-feira a primeira dose de uma vacina contra a COVID criada e produzida na República Islâmica, mas ainda não homologada pelas autoridades de saúde de Teerã.

Com 81 anos, o aiatolá Khamenei recebeu "uma primeira dose da vacina iraniana contra o coronavírus", informa uma mensagem publicada em sua conta oficial no Twitter.

A televisão estatal exibiu imagens do líder, com uma máscara no rosto, no momento em que recebeu a injeção no braço esquerdo.

De acordo com a emissora, Khamenei recebeu uma dose do fármaco COVIran Barekat, desenvolvido pela Fundação da Ordem do Imã.

As autoridades iranianas anunciaram em 14 de junho luz verde para o uso "emergencial" do imunizante, que ainda não foi autorizado a entrar no mercado.

Asfixiado pelas sanções americanas, o Irã tem acesso a vacinas estrangeiras como a Sputnik russa ou a Sinopharm chinesa, mas reclama por não conseguir importar doses suficientes devido às dificuldades para pagar os fornecedores no exterior.

Em janeiro, Khamenei proibiu a importação de fármacos contra a COVID produzidos nos Estados Unidos ou Reino Unido, alegando que isto poderia "contaminar" o país.

O Irã é a nação do Oriente Médio mais afetada pela COVID-19, com mais de 83.500 mortes e mais de 3,1 milhões de casos, de acordo com os números oficiais. Especialistas apontam, no entanto, uma subnotificação.

De acordo com o ministério da Saúde, mais de de 4,4 milhões de seus 83 milhões de habitantes receberam a primeira dose da vacina e, deste grupo, pouco mais de 25% as duas doses.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)