(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAS

Seis países europeus suspendem a vacinação com a Oxford/AstraZeneca

Dinamarca, Áustria, Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo suspenderam temporariamente a aplicação de vacinas contra COVID-19 da Oxford/AstraZeneca


11/03/2021 11:12 - atualizado 11/03/2021 16:15

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
Seis países europeus - Dinamarca, Áustria, Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo - suspenderam temporariamente a aplicação de vacinas contra COVID-19 fabricadas pela Oxford/AstraZeneca para se certificarem de que elas não têm ligação com efeitos colaterais mais graves.

As autoridades sanitárias norueguesas, por exemplo, anunciaram, nesta quinta-feira (11/03), a suspensão "cautelar" das vacinas de COVID-19 da Oxford/AstraZeneca. Oslo segue, assim, os passos da Dinamarca, que tomou uma decisão similar por temor da formação de coágulos.

"Na Noruega, estamos dando uma pausa na vacinação com a Oxford/AstraZeneca", disse um alto funcionário do Instituto Nacional de Saúde Pública, Geir Bukholm, em entrevista coletiva. "Estamos à espera de informações, para ver se há uma relação entre a vacinação e este caso de coágulos", completou.

"É o princípio da precaução", destacou Bukholm, afirmando que até agora não foi estabelecido nenhum vínculo entre a vacina do laboratório e a trombose, incluída como uma das consequências mortais, constatada na Dinamarca.

Este país, acompanhado imediatamente pela Islândia, anunciou uma decisão semelhante pouco antes, alegando também o princípio da precaução.

A Oxford/AstraZeneca, que desenvolveu a vacina junto com a Universidade de Oxford, defendeu a segurança do produto. "A segurança da vacina foi estudada profundamente em testes clínicos de Fase 3 e os dados (...) confirmam que, no geral, a vacina foi bem tolerada", disse à AFP um porta-voz do grupo.

Por sua vez, o governo britânico também afirmou que a vacina é "segura e eficaz".

Dinamarca

O governo da Dinamarca também decidiu suspender o uso da vacina da Oxford/AstraZeneca como medida preventiva, devido a temores relacionados com a formação de coágulos sanguíneos nos vacinados - informou sua Agência Nacional de Saúde, nesta quinta-feira (11/03).

A suspensão se dá, "depois dos informes de casos graves de formação de coágulos de sangue em pessoas que foram vacinadas com a vacina contra COVID-19 da Oxford/AstraZeneca", anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, "por enquanto, não se pode concluir que tenha uma relação entre a vacina e os coágulos de sangue".

Na segunda-feira (08/03), a Áustria informou que parou de administrar um lote de imunizantes produzidos pelo laboratório anglo-sueco. O anúncio se deu após a morte de uma enfermeira de 49 anos que sucumbiu a "graves distúrbios de sangramento", dias depois ser vacinada.

Outros quatro países europeus - Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo - suspenderam imediatamente a vacinação com doses desse lote, que foi entregue a 17 países e incluía um milhão de vacinas.

Já a Dinamarca interrompeu o uso de todas as suas vacinas da Oxford/AstraZeneca.

Ontem (10/03), uma investigação preliminar da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) destacou que não havia relação entre a vacina da Oxford/AstraZeneca e a morte na Áustria.

Até 9 de março, 22 casos de trombose foram notificados em um universo de mais de três milhões de pessoas vacinadas no Espaço Econômico Europeu, de acordo com a EMA.

"É importante ressaltar que não desistimos da vacina da Oxford/AstraZeneca, mas estamos fazendo uma pausa em seu uso", afirmou o diretor da agência dinamarquesa, Søren Brostrøm, em um comunicado.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)