(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Carioca residente em Londres é a primeira brasileira a receber vacina

Ela passou por transplante de rins e entrou para o grupo prioritário que recebeu a primeira dose; segunda dose será aplicada em 5 de janeiro


08/12/2020 15:43 - atualizado 08/12/2020 20:45

Brasileira sofreu transplante renal e comemora a vacina contra COVID-19(foto: Reprodução/Globo News)
Brasileira sofreu transplante renal e comemora a vacina contra COVID-19 (foto: Reprodução/Globo News)
 
Funcionária de um hospital de Londres, Maria Lúcia Passos, de 55 anos, entrou para a história nesta terça-feira (8/12). Nascida no Rio de Janeiro, ela foi a primeira brasileira a receber a vacina da Pfizer contra o novo coronavírus. Ao passar por transplante de rins, a brasileira passou para o grupo prioritário que começou a ser vacinado na Inglaterra e recebeu a dose no segundo dia de aplicação das doses.
 
Lúcia Passos recebeu doação de um rim da irmã. Pesquisadora do Hospital Unversitário Royal Free, da capital britânica, ela confessa se sentir emocionada ao receber a dose da vacina inglesa, a primeira devidamente registrada no mundo para controlar a doença. 

O aviso de que ela seria uma das primeiras a ser vacinada chegou por e-mail nesta segunda-feira (7/12). "Tenho problema de rins, tomo remédio, mas quero minha liberdade. Vou poder abraçar minha mãe, de 100 anos, minha irmã, que me doou o rim. Sei o quanto o cientistas trabalharam para chegar à vacina. Eu participei desse processo”, afirma ela, em entrevista à Globo News.

A brasileira aconselha a toda a população mundial a ser imunizada contra a COVID-19: “Se te oferecerem, tomem". Ela receberá a segunda dose da vacina em 5 de janeiro de 2021. Depois disso, pretende vir ao Brasil para comemorar o aniversário da mãe. 
 
Ela aconselha também a todos a manterem as ações recomendadas pelas autoridades de saúde enquanto a imunização não chega ao Brasil. “Tem sempre uma luz no fim do túnel. A gente já esperou tanto que não pode chegar ao ponto de as pessoas ficarem loucas. É preciso esperar, lavar a mão, usar máscara, manter a distância. A gente já esperou tanto. Agora é esperar mais um pouco.”
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)