(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Polícia apreende 17.000 kits de testes falsos de COVID-19 em operação internacional

Ação mobilizou autoridades de 77 países entre dezembro de 2019 e junho de 2020


22/07/2020 10:37 - atualizado 22/07/2020 12:09

(foto: TAUSEEF MUSTAFA / AFP)
(foto: TAUSEEF MUSTAFA / AFP)

Um total de 17.000 kits de testes de COVID-19 falsos foram apreendidos durante uma operação coordenada pela Interpol e Europol contra o tráfico de bebidas, alimentos e produtos médicos potencialmente perigosos, informou a organização internacional de polícia nesta quarta-feira (22).


A operação, que mobilizou as autoridades de 77 países entre dezembro de 2019 e junho de 2020, também resultou na apreensão de mais de 12.000 toneladas de mercadorias, avaliadas em US$ 40 milhões, no desmantelamento de 19 organizações do crime organizado e na prisão de 407 pessoas.


Entre os produtos apreendidos estão produtos lácteos contaminados com bactérias, carne de animais mortos ilegalmente e produtos médicos falsificados, detalhou a agência com sede na França em um comunicado.


Além dos falsos testes de COVID-19, os policiais descobriram desinfetantes e até um carregamento de moluscos na África do Sul, originário da Ásia, que foi declarado como equipamento de proteção médica.


"Enquanto os países de todo o mundo continuam seus esforços por conter a COVID-19, as redes criminosas que distribuem esses produtos potencialmente perigosos mostram sua determinação em obter lucros", disse o secretário-geral da agência, Jurgen Stock, citado na nota.


As apreensões de alimentos vencidos ou com datas de validade alteradas foram significativamente maiores do que nas operações anteriores deste tipo, o que, segundo a agência, é possivelmente um sinal de que os criminosos estão aproveitando a interrupção das redes de abastecimento causada pelo confinamento.


"A magnitude e a variedade de alimentos e bebidas apreendidos nesta operação servem para lembrar os cidadãos que devem estar atentos ao que compram e que é necessário que os órgãos responsáveis pela aplicação da lei continuem vigiando e agindo", acrescentou o chefe da Interpol.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)