Publicidade

Estado de Minas

Nova York começa a montar hospital de campanha no Central Park

Organização humanitária evangélica iniciou montagem de estrutura. Aumento de casos de coronavírus nos Estados Unidos preocupa. COVID-19 já matou 2,1 mil no país


postado em 29/03/2020 19:07 / atualizado em 29/03/2020 19:38

Central Park foi escolhido pelas autoridades por estar perto de dois grandes hospitais que atendem vítimas em Nova York(foto: Kena Betancur/AFP)
Central Park foi escolhido pelas autoridades por estar perto de dois grandes hospitais que atendem vítimas em Nova York (foto: Kena Betancur/AFP)

Um hospital de campanha começava a ser construído neste domingo (29/03) no Central Park, em Nova York, para atender ao fluxo crescente de pacientes com Covid-19. Dezenas de pessoas trabalhavam debaixo de chuva fraca no gramado do East Meadow, área de recreação do famoso parque nova-iorquino. O local foi escolhido por ser próximo a um dos hospitais do grupo Mount Sinai, no distrito de East Harlem.


A estrutura foi criada pela Samaritan's Purse, organização humanitária evangélica com sede na Carolina do Norte, que enviou cerca de 60 pessoas ao local. A intervenção foi coordenada com o governador de Nova York, Andrew Cuomo, a Agência Federal para a Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema) e o grupo Mount Sinai.


"Esperamos estar em operação em 48 horas, prontos para receber pacientes", indicou o médico Elliott Tenpenny, coordenador da equipe, segundo quem o hospital terá capacidade para 68 pacientes.




Os Estados Unidos registram atualmente mais de 120 mil casos confirmados e mais de 2,1 mil mortes provocadas pela COVID-19. O estado de Nova York é o mais afetado pelo vírus no país, com mais de 53 mil casos e 672 mortes.

Ao contrário de muitas estruturas temporárias que estão sendo erguidas na área de Nova York, o local contará com a equipe necessária para receber pacientes infectados com o novo coronavírus.


Além da equipe de logística dedicada a montar o local, a Samaritan's Purse enviará médicos e enfermeiros para atender os pacientes. A organização já criou uma destas estruturas temporárias no norte da Itália, em Cremona, também destinada a pacientes com Covid-19, assinalou Tenpenny.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

 

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade