(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

Tradicional bloco de BH, Samba Queixinho homenageia jornalista Nenel Neto

Agremiação carnavalesca terá como tema a cultura de botecos de Belo Horizonte na festa do ano que vem


11/10/2023 19:34 - atualizado 11/10/2023 19:35
432

O jornalista gastronômico Nenel Neto, ao lado de Gustavo Caetano, fundador do bloco Samba Queixinho
Nenel Neto, do Baixa Gastronomia, é o homenageado do bloco Samba Queixinho para 2024 (foto: Marcos Vieira /EM/DA)
Um dos mais comentados blocos de Carnaval de Belo Horizonte, o Samba Queixinho anunciou qual será o tema da agremiação para o desfile de 2024. O influenciador gastronômico Nenel Neto, dono do perfil Baixa Gastronomia no instagram, será o homenageado do grupo.

O anúncio foi feito ontem na Autêntica, a casa de shows que fica no bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul de BH. O evento contou com a presença de integrantes da bateria do bloco e também de representantes de bares como Estabelecimento, Brasil 41 e Bolão.


A intenção ao escolher Nenel, como ele é conhecido, é contemplar a cultura de boteco de BH, conhecida como a capital dos bares. Em seu perfil nas redes sociais, onde o jornalista acumula mais de 341 mil seguidores, ele divulga petiscos garimpados em botecos tradicionais espalhados por todas as regiões de BH.

“Somos a cidade criativa da gastronomia, temos que nos orgulhar de nossa cultura de boteco. Que seja um Carnaval dos nossos botecos e botequins”, comemorou Nenel, ao citar a alcunha que BH obteve da Unesco em 2019.

A força da bateria


Além de ter uma das baterias mais potentes da folia belo-horizontina, o Samba Queixinho também é reconhecido por escolher um tema a cada ano. O grupo já prestou homenagens ao Grupo Corpo, Galpão, Giramundo, à Orquestra Filarmônica e ao Mercado Central de BH.

“O Nenel representa simbolicamente os bares e botecos da cidade, Na verdade, é (uma homenagem) sobre as pessoas, a cozinheira, o dono de boteco, o garçom”, explicou Gustavo Caetano, fundador do bloco. “Boteco é algo democrático, plural e diverso. Isso fala um pouco sobre cada um de nós em Belo Horizonte”, completou.

Ensaio da bateria do bloco Samba Queixinho
O Samba Queixinho realiza ensaios às terças-feiras e está com vagas abertas para quem quiser ser integrante da bateria (foto: Marcos Vieira /EM/DA)
Segundo ele, o grupo vai convidar os bares para participar dos ensaios. “Também vamos levar a bateria para os botecos ao longo do ano”, completou.
O desfile do ano que vem terá uma dupla celebração. Em 2024, tanto o Samba Queixinho quanto o Baixa Gastronomia comemoram 15 anos de existência. 

Com cerca de 160 integrantes, o Samba Queixinho realiza ensaios toda terça-feira, às 19h, na Autêntica. Atualmente o bloco está com vagas para quem quiser integrar a bateria. Informações devem ser consultadas no instagram @sambaqueixinho. 

O bloco vai desfilar no domingo de Carnaval em BH, em 2024, às 13h30. Uma das possibilidades é que o trajeto percorra alguns bares tradicionais da capital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)