(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

Confira quais são os 10 maiores blocos de carnaval de BH

Com grandes públicos, esses blocos reúnem um pouco de cada gosto, por isso, atraem tantos foliões todos os anos


03/03/2023 19:52 - atualizado 03/03/2023 20:42
432

grupo de pessoas
Os cinco dias de festa foram intensos, e alguns cortejos se destacam pela popularidade entre os foliões (foto: Tulio Santos /EM/D.A Press)
O carnaval de BH se consagrou como um dos maiores do país em 2023. Com 375 blocos de rua e desfiles de escolas de samba e blocos caricatos, houve cinco dias de festa, e alguns cortejos se destacaram pela popularidade entre os foliões. Por isso, o Estado de Minas selecionou os dez maiores blocos da cidade, por ordem alfabética, com base em estimativas dos próprios grupos, já que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não divulga os dados de público por bloco. 


Confira:

  • Baianas Ozadas
Criado em 2012, o bloco tem a função de trazer para a capital mineira um pouquinho do carnaval e da cultura baiana. O bloco Baianas Ozadas sai nas segundas-feiras de carnaval na avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, e segue para a Praça da Estação. 
Ver galeria . 19 Fotos Leandro Couri/EM/D.A.Press
(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press )
 
  • Baianeiros
O bloco estreou nas ruas do bairro Castelo, em 2015, e, em 2019, desfilou pela primeira vez em um dos principais bairros da capital, a Savassi. Desde então, acontecem dois desfiles, com um repertório que consiste em uma mistura de sucessos baianos, releituras do sertanejo universitário e do pop. Os desfiles acontecem aos sábados e às terças.
Ver galeria . 17 Fotos Não para! Último dia de Carnaval de BH e a multidão de foliões continua com pique total. Expectativa do Bloco Baianeiros é que mais de 300.000 mil pessoas acompanhem o cortejo de encerramento.Luana Pedra/EM/D.A.Press
Não para! Último dia de Carnaval de BH e a multidão de foliões continua com pique total. Expectativa do Bloco Baianeiros é que mais de 300.000 mil pessoas acompanhem o cortejo de encerramento. (foto: Luana Pedra/EM/D.A.Press )
 
  • Beiço do Wando
O Beiço do Wando foi criado em outubro de 2015 por amigos apaixonados por carnaval. Na época, o axé era o estilo musical mais tocado nos blocos, e eles decidiram que o estilo escolhido seria o brega, pois não tinha bloco que tocasse esse ritmo em BH. O bloco sai aos domingos de carnaval, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH. 
Ver galeria . 18 Fotos Maria Sabrina, filha do saudoso cantor Wando, homenageado em nome pelo Bloco Beiço do WandoLeandro Couri/EM/D.A.Press
Maria Sabrina, filha do saudoso cantor Wando, homenageado em nome pelo Bloco Beiço do Wando (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press )
 
  • Bloco da Calixto
O Bloco da Calixto estreou em 2014, sendo um dos primeiros a participar da "volta" do carnaval de BH. Os desfiles temáticos são a marca registrada desse bloco que todo ano traz um assunto diferente, e sobre ele são desenvolvidos o repertório e os figurinos que vão compor a festa. O bloco não possui bateria, mas conta com a banda de Aline Calixto, e é ideal para quem deseja curtir um pouquinho de tudo. Ele sai aos sábados de carnaval na Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, Região Centro-Sul de BH.
Ver galeria . 18 Fotos Bloco da Calixto, na Savassi, neste sábado (18/2)Tulio Santos/EM/D.A Press
Bloco da Calixto, na Savassi, neste sábado (18/2) (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press )

  • Então, Brilha!
Fundado em 2010, o bloco surgiu depois de uma viagem entre amigos para o carnaval do Rio de Janeiro, que, voltando de lá, resolveram se juntar para passar o próximo ano desfilando pelas ruas da capital mineira. Inspirados no poema de Vladimir Maiakovski que diz "gente é pra brilhar, então brilha!" e na música "Gente", de Caetano Veloso, o bloco defende as lutas contra machismo, assédio, LGBTfobia, racismo e injustiça social. Vestidos de amarelo e rosa e com muito brilho, o Então, Brilha! desfila aos sábados de carnaval, às 6h na Avenida dos Andradas, no Centro da cidade. 
Ver galeria . 21 Fotos Cortejo fez a abertura oficial do carnaval de Belo Horizonte na manhã deste sábadoClara Mariz/EM/D.A. Press.Brasil
Cortejo fez a abertura oficial do carnaval de Belo Horizonte na manhã deste sábado (foto: Clara Mariz/EM/D.A. Press.Brasil )
 
  • Funk You
O Funk You se apresentou no carnaval de BH pela primeira vez em 2017. Com muito funk, como o próprio nome diz, o bloco é aclamado pelo público jovem e, desde 2019, desfila com a Ala do Passinho, que conta com dançarinos de todas as idades. O cortejo sai na terça-feira de carnaval. 
Ver galeria . 27 Fotos O Funk You é maior bloco de funk do Carnaval de BH. Este ano, o tema do bloco é
O Funk You é maior bloco de funk do Carnaval de BH. Este ano, o tema do bloco é "BH é nós! Funk You abraça o Funk de BH!", e conta com participações e apresentações especiais de artistas da cena funk local (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )
 
  • Garotas Solteiras 
O Garotas Solteiras saiu pela primeira vez em 2016, na segunda-feira de carnaval, que se tornou o dia oficial do desfile. Inspirado na diva pop Beyoncé, um grupo de amigos deu o nome do bloco a partir da tradução livre de um dos hit mais icônicos da diva, o "Single Ladies (Put A Ring On It)". O bloco apoia as causas feministas e LGBTQIA+, por isso são marcados pelo respeito, liberdade e representação. 
Ver galeria . 14 Fotos Criado em 2016, o
Criado em 2016, o "Garotas Solteiras" se pauta por músicas pop. O nome do bloco, aliás, é a tradução livre de "Single Ladies", nome de um dos sucessos da cantora Beyoncé. (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A press )
 
  • Havayanas Usadas
O bloco foi criado em 2016 e agita as manhãs de segunda-feira de carnaval com axé dos anos 80 e 90. Neste ano, o cortejo saiu na Avenida dos Andradas, no Centro de BH. A banda do bloco conta com dez integrantes e montou um novo show que homenageia ritmos, tambores, batuques e a cultura carnavalesca.
Ver galeria . 20 Fotos O Bloco Havayanas Usadas foi criado em 2017 e, neste ano, homenageia uma de suas fundadoras, Cris Gil Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O Bloco Havayanas Usadas foi criado em 2017 e, neste ano, homenageia uma de suas fundadoras, Cris Gil (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
 
  • Juventude Bronzeada
O grupo foi para as ruas em 2014, quando se juntaram para celebrar a música baiana e o axé dos anos 80 e 90.  Ele foi criado com o mesmo nome, que reverencia a canção de 1975 "Juventude transviada", de Luiz Melodia. Ele percorre a Avenida Assis Chateaubriand, no Floresta, na terça-feira de carnaval.
Ver galeria . 11 Fotos Ao som de axé, 'Juventude Bronzeada' embalou foliões na 'saideira' do carnaval de BH em 2023Clara Mariz/EM/D.A Press
Ao som de axé, 'Juventude Bronzeada' embalou foliões na 'saideira' do carnaval de BH em 2023 (foto: Clara Mariz/EM/D.A Press )
 
  • Quando Come se Lambuza
O bloco Quando Come se Lambuza surgiu em uma festa de aniversário. Desde 2017, o grupo desfila no sábado de carnaval e faz um grande sucesso com atrações para todos os estilos. Muito tietado por famosos, em 2023 o cortejo saiu na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH. 
Ver galeria . 28 Fotos Bloco Quando Come se Lambuza é um dos blocos de maior sucesso no carnaval mineiro. Afinal, é um bloco que tem de tudo e mais um pouco em seu repertório, tocando todas as músicas em ritmo de axé e pagode, para animar todos os públicos. Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Bloco Quando Come se Lambuza é um dos blocos de maior sucesso no carnaval mineiro. Afinal, é um bloco que tem de tudo e mais um pouco em seu repertório, tocando todas as músicas em ritmo de axé e pagode, para animar todos os públicos. (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)