(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REVITALIZAÇÃO

Centro de BH: imóveis de edifício tradicional serão desapropriados

A medida tem como objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural, e a restituição da Praça da Independência, na Avenida Afonso Pena entre as ruas da Bahia e dos Tamoios


06/03/2023 20:34 - atualizado 06/03/2023 20:34

Edifício Sulacap, localizado na Avenida Afonso Pena, 961, no Centro de BH
Imóveis do edifício serão desapropriados para fazer restituição da Praça da Independência, na Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e dos Tamoios (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Os imóveis do Edifício Novo Sul América, popularmente conhecido como Edifício Sulacap, localizados na Avenida Afonso Pena, 961, no Centro de BH, serão desapropriados. A medida tem como objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural, e a restituição da Praça da Independência, na Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e dos Tamoios.

 

A iniciativa faz parte do programa ‘Centro de Todo Mundo’, lançado nesta segunda-feira (6/3), pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O objetivo das iniciativas é revitalizar a Região Central da capital, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer, além de melhorar as opções de mobilidade, cultura, desenvolvimento e segurança em Belo Horizonte. 

 

Revitalização 


Marcados pela arquitetura da primeira metade do século XX, os edifícios Sulacap e Sulamérica - localizados no quarteirão formado pela Avenida Afonso Pena, Rua da Bahia e Rua dos Tamóios - abrigavam a Praça da Independência no vão entre os prédios, que dava visão ao Viaduto Santa Tereza. 
 
 
 

Com a construção do anexo, em 1970, com autorização da Câmara Municipal de BH, a fachada das duas edificações e a praça ficaram completamente desfiguradas. As torres do Sulacap e do Sulamérica, cada uma com 15 andares, foram erguidas em substituição ao Edifício Sudameris, que abrigava a sede dos Correios, transferida para o prédio ao lado da PBH. O projeto é de autoria do arquiteto italiano Roberto Capello.
 
Fotos que mostram como era o edifício Sulacap antes e depois da construção do anexo construído onde existia a Praça da Independência
(foto: Arquivo EM e Google Earth)
 

Rua Sapucaí e Parque Municipal


Além disso, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti ficará aberto até as 21h de terça a sábado. Já o fechamento da Rua Sapucaí, no Bairro Floresta, Região Centro-Sul, será feito aos domingos.  
 

O fechamento da Rua Sapucaí começa no próximo domingo (12/3) e vai possibilitar atividades de lazer, cultura e gastronomia no local. Já o Parque Municipal vai começar a ficar aberto até mais tarde a partir desta terça-feira (7/3). A intenção da PBH é ampliar o acesso ao lazer e a ocupação dos espaços públicos na cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)