(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TENTATIVA DE FEMINICÍDIO

Homem que esfaqueou advogada será ouvido nesta segunda (27)

Bruno da Costa Val Fonseca teve prisão preventiva decretada em 25 de maio após dar 11 facadas na ex-namorada no Bairro Gutierrez


27/02/2023 10:58 - atualizado 27/02/2023 11:25

homem esfaqueia ex-namorada no bairro Gutierrez
Câmeras de segurança da rua flagraram momento em que a advogada é esfaqueada em frente aos filhos (foto: Reprodução)

O interrogatório de Bruno da Costa Val Fonseca, preso por esfaquear a ex-namorada, está marcado para acontecer na tarde desta segunda-feira (27/2), no Fórum Lafayette, no bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul de BH.

 

Em janeiro, o depoimento de Bruno chegou a ser marcado para março pela Justiça, mas acabou antecipado para hoje (27/2). O suspeito vai participar de forma virtual direto do presídio de Ribeirão das Neves. 

 

Ele foi preso por esfaquear a ex-namorada, uma advogada de 40 anos, no dia 23 de maio de 2022, no Bairro Gutierrez, Região Oeste da capital. O homem não aceitava o fim do relacionamento.

 

A mulher foi esfaqueada 11 vezes e foi levada para o Hospital Pronto-Socorro João XXIII. As perfurações foram superficiais.

 

Antes do ataque, a advogada já havia acionado a Polícia Militar pois teve o apartamento invadido pelo ex-namorado na noite anterior. O homem arrombou a porta do imóvel e ameaçou a mulher de morte. No momento do esfaqueamento, a vítima deixava o local para encontrar uma área segura junto dos filhos, que presenciaram as agressões. 

 

No dia 25 de maio do ano passado, a Justiça de Minas Gerais determinou que o homem representa risco à integridade física da vítima e decidiu pela prisão preventiva.  

O que é feminicídio?

Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.

Entretanto, o feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.

O que diz a Lei do Feminicídio?

Art. 121, parágrafo 2º, inciso VI
"Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
I - violência doméstica e familiar;
II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher."

Qual a pena por feminicídio?

Segundo a 13.104, de 2015, "a pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto; contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; na presença de descendente ou de ascendente da vítima."

Como denunciar violência contra mulheres?

  • Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
  • Em casos de emergência, ligue 190.

Leia mais:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)