(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Escolas estaduais de Minas terão câmeras de segurança e alarmes

Os dispositivos já foram entregues para quase todas as escolas do estado, e a previsão é que até janeiro a maioria das unidades esteja com eles em funcionamento


30/11/2022 13:54 - atualizado 30/11/2022 13:55

Tela de monitoramento de câmeras de segurança nas salas de aula e outros locais da escola.
A E. E. Padre Alberto Fuger, em Campo Belo, na Região Oeste do estado, já instalou o sistema (foto: SEE/Divulgação)
As escolas estaduais de Minas Gerais vão passar a ter câmeras de segurança e sensores de presença com alarmes. Os dispositivos de segurança foram entregues às unidades escolares no fim de outubro, e a previsão é que até janeiro do ano que vem todas já tenham feito a instalação dos equipamentos.

Foram atendidas 3.432 escolas, com exceção apenas das unidades prisionais, socioeducativas e Colégios Tiradentes da Polícia Militar. O investimento feito pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) foi de mais de R$ 48 milhões.

"Garantir a segurança de toda a comunidade escolar, bem como proteger o patrimônio, incluindo todo o investimento em mobiliários e equipamentos realizado pelo Governo de Minas nos últimos anos, visando a melhoria das condições de aprendizagem e a qualidade dos serviços prestados, são os principais objetivos desta iniciativa”, explica a Superintendente de Aquisições, Patrimônio e Alimentação Escolar, Marília de Souza Muniz.
 

O monitoramento será feito por uma empresa da área e pelas direções das escolas. Os dispositivos estarão conectados em um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e será acompanhado 24 horas.
 
A E. E. Padre Alberto Fuger, em Campo Belo, na Região Oeste do estado, já instalou o sistema. A comunidade da escola, que foi arrombada recentemente, comemorou o reforço na segurança preventiva. 

“Com a escola equipada com mobiliário novo e laboratório de informática, esse reforço veio na hora certa. A comunidade recebeu a notícia através de uma reunião de pais, que ficaram mais tranquilos em deixar os seus filhos em um ambiente escolar mais seguro. Os alunos também aprovaram a medida”, comentou a diretora da escola, Rosely de Araújo Rosa. 
 

Segurança

A medida visa reduzir os casos de vandalismo em escolas, e auxiliar as investigações em casos desse tipo. Nessa terça-feira (29/11), duas escolas de Contagem foram alvo de ataques de neonazistas, e a falta das câmeras tem sido um empecilho no inquérito.
 
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)