(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAMPANHA INFANTIL

Zema confirma que Minas vai vacinar crianças com Coronavac

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem 400 mil doses do imunizante reservadas para público de 6 a 17 anos


22/01/2022 10:27 - atualizado 22/01/2022 10:54

Crianças chegam no Centro de Saúde Marco Antonio de Menezes para vacinar
Crianças chegam no Centro de Saúde Marco Antonio de Menezes para vacinar (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. )


O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), confirmou, neste sábado (22/1), que o estado vai vacinar crianças com os imunizantes Coronavac. A decisão só foi tomada depois que o Ministério da Saúde informou, ontem (21/1), que vai incorporar a vacina contra a COVID-19 da Sinovac na campanha. A Anvisa já havia autorizado desde quinta-feira (20/1).



Pelas redes sociais, Zema informou que o estado tem 400 mil doses estocadas que serão utilizadas para vacinação do público de 6 a 17 anos. “A maior operação de vacinação da história de Minas segue avançando! Por favor, vacine”, escreveu.

Em Belo Horizonte


Em resposta à pergunta de um dos jornalistas sobre a falta de cronograma para o recebimento das doses pediátricas da Pfizer e a possibilidade do uso da CoronaVac, até então sem orientação do Ministério da Saúde, o secretário afirmou que ''se a gente tivesse Coronavac, haveria essa possibilidade. Mas nós não temos''.

"Se eles nos mandarem, podemos vacinar'', afirmou Jackson. A fala de Jackson veio antes de o Ministério da Saúde informar que vai incorporar a CoronaVac na campanha de vacinação de crianças.

Decisão do Ministério

O Ministério da Saúde só decidiu ontem incorporar a vacina contra a COVID-19 CoronaVac na campanha de vacinação de crianças. A decisão foi comunicada pelo secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, em conversa com jornalistas. Antes, a pasta chegou a procurar o Instituto Butantan, produtor da vacina no Brasil, para verificar quantas doses do imunizante estão disponíveis para entrega.

A pasta tem em estoque 6 milhões de unidades da CoronaVac, que já podem ser distribuídas aos estados para a vacinação infantil. No entanto, antes de enviá-las, o Ministério da Saúde pretende consultar as unidades da Federação.

Aprovação na Anvisa

Na  quinta-feira, a CoronaVac foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

O estado de São Paulo vacinou a primeira criança no mesmo dia, horas depois do aval do órgão regulador, sem esperar o aval do governo federal.

O pequeno Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, foi a primeira criança brasileira a receber o imunizante produzido pelo Instituto Butantan. "Inclusive, eu tomei a vacina da gripe recentemente. É só uma picada", disse o garoto, em um evento simbólico realizado em uma escola estadual na capital paulista.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)