(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

'Não adianta vacinar e não se cuidar', diz vacinado em BH com reforço

A vacinação nesta segunda (27/12) é para dose de reforço em pessoas com comorbidades na faixa etária de 55 a 59 anos


27/12/2021 11:43 - atualizado 27/12/2021 12:19

Movimento intenso na porta do Centro de Saúde do Bairro Cachoeirinha em Belo Horizonte
Vacinação contra a COVID-19 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )
Até sexta-feira (31/12), Belo Horizonte aplicará a vacina da dose de reforço contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades na faixa etária entre 18 e 59 anos. Nesta segunda (27/12), os convocados para a vacinação são as pessoas do público entre 55 a 59 anos.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para tomar a dose extra o intervalo da última aplicação precisa ter completado quatro meses.

No posto de vacinação do Centro de Saúde do Bairro Cachoeirinha, a reportagem conversou com uma pessoa que foi tomar a dose de reforço na manhã desta segunda-feira.

“Eu tenho que lidar com muitas pessoas diariamente e tenho pressão alta, me sinto mais seguro e tranquilo com esta dose de reforço”, conta o motorista de carro particular Renato Sabino Dos Santos, de 59 anos.

Segurando o cartão de vacina com a dose de reforço
Motorista de carro particular Renato Sabino Dos Santos, de 59 anos. (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

Em relação às medidas de proteção o motorista comentou: "Acho que mesmo depois de tomar as vacinas, as pessoas deveriam manter os cuidados. Principalmente o uso de máscara e álcool em gel, que são fundamentais e protegem muito. Afinal de contas, não adianta vacinar e não se cuidar."

Questionado se a pandemia está reduzindo, Renato foi enfático. "Em geral, acho que não está diminuindo, principalmente na Europa, onde a nova variante já está em estado crítico. Mas não se pode negar que já houve uma melhora no número de pessoas infectadas no Brasil.”

Para se vacinar é preciso levar o cartão de vacina, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e documento oficial com foto.

Os critérios e orientações para aplicação da vacina contra COVID-19 em pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, síndrome de Down, gestantes e puérperas estão disponíveis no portal da prefeitura.

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos, e extras, das 8h às 16h30, para pontos de drive-thru.

Para saber os postos de vacinação disponíveis para a dose de reforço, basta acessar o link.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas devem sempre checar os endereços disponibilizados no portal da prefeitura antes de se deslocar aos pontos de imunização.

Matéria em atualização. 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)