(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APONTA ESTUDO

A cada cinco casos de COVID-19 no Sul de Minas um foi em Alfenas

Dados da Unifal mostram que o município apresenta tendência de aumento de infectados dentre as 10 maiores cidades da região


11/12/2021 16:27 - atualizado 11/12/2021 19:09

Alfenas apresenta tendência de aumentos de casos de COVID-19
Alfenas apresenta tendência de aumentos de casos de COVID-19 (foto: Gilson Leite/divulgação)
A Universidade Federal de Alfenas, no Sul de Minas, fez um levantamento sobre os casos de COVID-19 e apontou que a cada cinco casos registrados na região, um foi em Alfenas. O estudo analisou os registros entre 01 e 10 de dezembro pelo critério da média móvel.

De acordo com professor de epidemiologia da universidade, Sinézio Inácio da Silva Júnior, a região Sul apresentou tendência de estabilidade de novos casos. Alfenas é a única que apresenta tendência de aumento de casos do novo coronavírus dentre as 10 maiores cidades da região.

“A regional de Alfenas permaneceu em crescimento, a de Passos e a de Pouso Alegre registraram estabilidade e Varginha foi de estabilidade para queda. A média móvel foi de 66. O crescimento da regional de Alfenas tem forte relação com o crescimento da incidência no município de Alfenas, que atualmente apresenta a maior média móvel de casos dentre os 10 mais populosos, com uma média móvel 4 vezes maior do que a de Poços de Caldas, o mais populoso da região Sul”, explica professor.

Estudo feito pela Unifal analisou as dez cidades maiores do Sul de Minas
Estudo feito pela Unifal analisou as dez cidades maiores do Sul de Minas (foto: Reprodução estudo)

Alfenas soma 11.282 pessoas infectadas pela COVID-19 e 214 óbitos confirmados pela doença. Em pouco mais de um mês, o município sofreu aumento de quase 300 casos 11 mortes.

“Em tendência de novos casos, cinco municípios iniciaram a semana com crescimento: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. Lavras e Três Corações registraram estabilidade e os demais diminuição”, aponta.

Dados apontam que em relação às novas internações, Poços de Caldas e Alfenas registraram crescimento. Varginha foi a único a registrar estabilidade. Mesmo com essa tendência, o professor acredita que o número de internações não deve sofrer aumento como no pico da pandemia, quando Poços de Caldas e Alfenas sofreram com a ocupação de leitos de UTI para tratamento dos pacientes infectados.

“Graças ao avanço da vacina, que impactou nesses números. O que vemos mesmo é o relaxamento da população com os cuidados de prevenção ao coronavírus “, alerta.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)