(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Minas tem 90% da população acima de 12 anos com uma dose de vacina

Com o esquema vacinal completo, já são 78% do público-alvo


02/12/2021 16:39 - atualizado 02/12/2021 17:42

vacina
Governo de Minas pede que a população volte para completar o esquema (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Minas Gerais atingiu o percentual de 90% da população acima de 12 anos com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Com o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses), o estado tem 78% de cobertura. Os dados são do Painel Vacinômetro desta quinta-feira (2/12).
 
Mesmo com os bons números, há uma parcela da população sem completar o esquema vacinal. "Mais de 2,5 milhões de pessoas não completaram a vacinação contra a COVID no estado. Esse quantitativo pode representar tanto as pessoas que estão com a segunda dose em atraso quanto às doses aplicadas que ainda não foram incluídas no sistema oficial por parte dos municípios", disse o  secretário-adjunto de Saúde de Minas Gerais, André dos Anjos.
 
Ele reforça a importância de toda a população retornar aos postos para receber a segunda injeção. "De qualquer maneira, nosso apelo é para que todos procurem um posto para fechar o ciclo de imunização. Só assim vamos diminuir, ainda mais, a circulação do vírus e consequentemente as internações e mortes". 
 
A incidência da doença nos últimos 14 dias registrou queda de 44% e manutenção do patamar médio de 25 casos para cem mil habitantes. 
 
Em quatro semanas, os pedidos de internações reduziram 22% em Minas e a ocupação de leitos UTI SUS (exclusivos para COVID-19) é de 18%, enquanto a enfermaria está com 5% de ocupação.
 

Onda verde

 
O Comitê Extraordinário COVID-19 se reuniu nesta quinta e manteve todas as 14 macrorregiões de saúde mineiras na onda verde do plano Minas Consciente, entretanto, esse 'alívio' nas taxas não deve ser sinônimo de total relaxamento.
 
"Máscara continua sendo acessório indispensável de proteção. Cuidados de higiene, como o uso recorrente de álcool em gel e limpeza das mãos com água e sabão seguem como grandes aliados no combate ao vírus", alertou o secretário-adjunto de Saúde.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)