(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REFORÇO

Idosos recebem dose reforço após surto de COVID em asilo de Formiga

54 idosos do Lar São Francisco de Assis foram diagnosticados com a doença e 6 morreram


19/10/2021 21:24 - atualizado 19/10/2021 21:33

Facha do asilo em Formiga
Dos 75 idosos do asilo de Formiga, 54 foram diagnosticados com COVID-19 (foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)
Idosos do Lar São Francisco de Assis, em Formiga, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, começaram a receber, nesta terça-feira (19/10), a dose reforço da vacina contra a COVID-19. A imunização foi iniciada a partir da estabilização do surto da doença registrado no asilo.

Dos 75 institucionalizados, 54 contraíram o novo coronavírus, pelo menos 30 foram internados  e seis morreram. O primeiro caso foi registrado no dia 16 de setembro, em um funcionário. Dos colaboradores, 12 testaram positivo.

Hoje foram vacinados 21 idosos, segundo o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde. Os demais que testaram positivo para a doença receberão a dose de reforço após 28 dias do início dos sintomas. 

O boletim também aponta que seis institucionalizados permanecem internados, sendo que dois estão em Arcos e quatro em Formiga.


Medidas de proteção

Após a notificação do surto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a testagem em massa no asilo. Os idosos diagnosticados com a doença com quadro mais leve foram isolados e os com alguma complicação hospitalizados como forma de precaução.

Os funcionários que testaram positivos foram afastados pelo período recomendado pelos órgão de saúde e já retornaram às atividades. As medidas de segurança continuam.

“Continuamos monitorando o surto até 42 dias após o último caso positivo”, informou a diretora de Vigilância em Saúde, Poliana Lacerda.

As visitas ainda estão suspensas e não há previsão para serem liberadas.
 
A reportagem tentou contato com o presidente do asilo, Carlos Henrique Silva, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.

 


Este foi o primeiro surto de COVID-19 no asilo. Até então, havia sido registrado apenas um caso da doença em um dos idosos em janeiro deste ano. 


Vacinação

Até ontem, 1.544 pessoas receberam a terceira dose em Formiga. O boletim não inclui as imunizações de hoje. Desde o início da campanha, 91.485 doses foram aplicadas, sendo 55.219 referentes a primeira, 32.589 a segunda. 2.133 foram imunizadas com dose única.

Formiga contabiliza 11.419 casos confirmados de COVID, segundo balanço divulgado hoje, e 278 pessoas perderam a vida em decorrência da doença.
 
*Amanda Quintiliano especial para o EM
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)