(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

BH autoriza 100% dos alunos em escolas e reduz exigências para comércio

Nova flexibilização para o setor comercial terá início nesta quarta-feira (6/10). Escolas poderão adotar novo protocolo a partir do dia 18


05/10/2021 21:07 - atualizado 05/10/2021 21:07

Escola em BH
Escolas poderão adotar a ocupação de 100% das turmas presenciais a partir do dia 18 de outubro (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Um decreto será publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quarta-feira (6/10) autorizando a ocupação de 100% das turmas presenciais em escolas e reduzindo exigências para o comércio. O avanço na flexibilização só foi possível, segundo o Executivo, graças à estabilização dos  números da COVID-19  na capital mineira.

No caso das escolas, a flexibilização acontecerá a partir de 18 de outubro. Entre as novas regras estão o sinal verde para a ocupação de 100% das turmas presenciais. Neste caso, cada turma passa a ser uma bolha, ou seja, o distanciamento deverá ser mantido dos alunos das demais salas.

Outro aval dado pelo Executivo municipal foi para o uso do ar condicionado, com padronização de regras, que serão divulgadas na portaria a ser liberada. A sala dos professores também poderá voltar a ser utilizada, desde que cada pessoa mantenha o distanciamento de 1 metro. Eventos escolares também voltam a ser permitidos, assim como as atividades desportivas de contato.

Serão retiradas da nova portaria a obrigatoriedade de horário fixo por turma para uso do banheiro e a norma que previa uma "quarentena" para os livros devolvidos à biblioteca. Escovação de dentes também poderá voltar a acontecer.

Comércio e serviços

A partir desta quarta, a capacidade de pessoas nos estabelecimentos poderá ser ampliada, saindo de 7m² para 4m². A distância entre pessoas foi reduzida para 1m², ao invés dos 2m² praticados atualmente. A obrigatoriedade do uso de face shield também foi retirada, exceto para situações com maior risco de contaminação.

Também a partir de amanhã, terá um único protocolo para shoppings, shoppings populares e galerias de loja. Nos estabelecimentos citados, a regra que proibia o contato físico de clientes com peças foi retirada, assim como a limitação de uma pessoa adulta por carrinho ou cesto de compras. A aferição de temperatura também não será mais necessária.

Cabeleireiros e clínicas de estética também poderão voltar a utilizar a sala de espera, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento. Academias e clubes de lazer, por sua vez, não terão que aferir a temperatura dos usuários e poderão voltar a promover atividades coletivas, desde que as pessoas usem máscara. Além disso, alunos em piscinas terão que manter apenas a regra do distanciamento de 2m entre eles, já que a regra que limitava o número de pessoas por raia também será extinta.

Mudança, também, nas regras em museus. A ocupação caiu para uma pessoa a cada 4m², em vez dos atuais 5m², além da redução do distanciamento mínimo de 1m² entre o público, que era de 2m².

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)