(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FILA E ESPERA

Após confusão, Divinópolis exige cadastro de idosos para dose de reforço

Pelo menos 100 pessoas que não atendiam aos critérios tentaram ser imunizadas; ocorrência policial foi registrada


24/09/2021 20:28 - atualizado 24/09/2021 20:44

Idosos terão que cadastrar para receber a dose reforço da vacina contra a COVID-19 em Divinópolis
Idosos terão que cadastrar para receber a dose reforço da vacina contra a COVID-19 em Divinópolis (foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)
A Prefeitura de Divinópolis voltou atrás e passou a exigir, a partir desta sexta-feira (24/9), cadastro para a aplicação da dose de reforço, também chamada de 3ª dose, da vacina contra a COVID-19 em idosos com 70 anos ou mais. Ele havia sido suspenso no início desta semana.

A decisão foi tomada após algumas pessoas não respeitarem o prazo mínimo de 180 dias de recebimento da segunda dose e gerar tumulto e confusão em um dos pontos de vacinação nesta sexta.

Alguns familiares, inconformados, registraram boletim de ocorrência hoje, alegando que os idosos atendiam aos critérios. O tumulto ocorreu no drive-thru localizado no pátio da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop) onde era aplicada a vacina da Pfizer.

Pelo menos 100 pessoas foram retiradas da fila por não atenderem os critérios. O principal deles é ter recebido a segunda dose até 27 de março deste ano. Ao todo, 73 estavam aptos e foram imunizados.

 “Lamentavelmente, houve familiar que recorreu à Polícia Militar, com o objetivo de fazer Boletim de Ocorrência, alegando que o idoso teria direito a tomar a dose de reforço, mesmo o idoso não estando apto”, informou a prefeitura.

Embora tenha sido liberado o cadastro para quem tem 70 anos, a imunização deste público, com a primeira dose, começou em abril. Ninguém que tenha sido imunizado no município pode, por enquanto, receber a dose reforço, já que não tem intervalo mínimo de 180 dias.

Ao ser questionada a razão pela abertura do cadastro, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que houve pessoas de Divinópolis que foram vacinadas em outras cidades e, portanto, podem estar aptas a receber a terceira dose.

Os critérios, segundo a nota enviada pela prefeitura, são definidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Para evitar novos contratempos, para receber a terceira dose será necessário se cadastrar pelos telefones (37) 3229-6870 e (37) 99105- 0016. A partir do cadastro será analisado e verificado se o idoso atende as exigências.


Fila e espera


O tumulto gerou fila e espera. Incialmente, 737 pessoas estavam cadastradas para vacinar no drive-thru hoje. Entretanto, mais de mil foram imunizadas. 

Além dos idosos que não estavam aptos, o ponto também foi procurado por quem estava com a segunda dose atrasada. Este público também não precisa de cadastro.

Mesmo com atraso, a prefeitura tentou amenizar e disse que a estrutura tem capacidade para atender até 1,2 mil pessoas por dia.

Quem estiver com a segunda dose atrasada devem procurar um drive-thru sem necessidade de agendamento, mas serão atendidas após às 15h. A medida tem como objetivo não gerar aglomeração.

“Antes de se dirigirem aos pontos de vacinação, se informem e, se possível, leiam na íntegra todas as regras que se aplicam a cada grupo prioritário, a não obediência das regras impossibilita a vacinação”, alertou.

Divinópolis recebeu até esta quinta-feira (23/9) 315.383 doses de vacinas contra a COVID-19. No total, foram aplicadas 271.451 doses, sendo 172.012 referentes a primeira, 92.872 da segunda e 6.073 doses única.

*Amanda Quintiliano especial para o EM


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)