(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FOGO

Novos focos de incêndio mobilizam bombeiros durante a noite no Taquaril

Bombeiros militares, brigadistas voluntários e polícia montaram força-tarefa conta as chamas que ameaçam casas, empresas e o Hospital da Baleia, na Região Leste


21/09/2021 18:52 - atualizado 21/09/2021 19:23

Ver galeria . 18 Fotos Bombeiros, brigadistas e policiais montaram força-tarefa para combate ao incêndio na Região Leste de BHAlexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Bombeiros, brigadistas e policiais montaram força-tarefa para combate ao incêndio na Região Leste de BH (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press )


Fogo não é brincadeira. As pequenas chamas que se iniciaram no fim da manhã desta terça-feira (21/9) em  uma mata no Bairro Jardim Taquaril , Região Leste de Belo Horizonte, se alastraram rapidamente e exigiram trabalho reforçado para extinguir as labaredas e eliminar risco à população.

Leia mais:  Incêndio em mata do Taquaril, em BH, assusta moradores e mobiliza ajuda

“Vamos permanecer na área, principalmente à noite, para combater os últimos focos, monitorar a área e evitar nova reignição”, explicou o tenente Sérgio Lamêgo Magalhães, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

Empresas e casas em risco

O incêndio de grandes proporções chegou a atingir a área externa de uma casa, mas ninguém ficou ferido, pois os moradores conseguiram sair rapidamente do imóvel.

Além de ameaçar o Minas Tênis Country Clube, as chamas altas se alastraram rapidamente por uma mata próxima a uma empresa de banheiros químicos. Cerca de outras quatro casas também foram ameaçadas pelo fogo . “As famílias foram retiradas por conta da quantidade de fumaça”, explicou o tenente Magalhães.

“O Corpo de Bombeiros foi acionado inicialmente para um incêndio em vegetação aqui na região do Taquaril. A intenção era proteger o pessoal que corre pra dentro de casa e fecha as janelas. O ideal é realmente que se feche as janelas, mas que se saia de casa, que procure outro lugar, pois a casa pode ser abrigo para a fumaça , a pessoa acaba inalando e pode infelizmente acabar indo a óbito por causa disso”, recomendou o militar.

Bombeiros combatem incêndio em mata que ameaça Hospital da Baleia
Bombeiros combatem incêndio em mata que ameaça Hospital da Baleia (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)


Proteção ao Hospital da Baleia

Os bombeiros concentraram o combate inicial contra a linha de fogo que seguia em direção ao Hospital da Baleia. Por volta das 16h, esta parte do incêndio foi controlada, mas outros focos surgiram e exigiram a presença de militares até a noite.

“O Hospital da Baleia já é uma preocupação específica do Corpo de Bombeiros . Deixamos um caminhão nosso fazendo especificamente a segurança dele. A intenção é que a gente evite maiores danos”, afirmou o tenente Magalhães.

Dificuldade de combate

Por volta das 18h a ocorrência ainda estava em andamento e cinco equipes permanecem no local, pois novos focos surgiram em pontos mais distantes.

“Por conta da reignição do fogo é complicado a gente deixar o local. A maior dificuldade tem sido a diversidade de focos. Pra gente combater todos os focos ao mesmo tempo é difícil”, informou o bombeiro militar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)