(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZANDO

Prefeitura amplia horário de bares e muda protocolo de eventos escolares

Bares e restaurantes de BH poderão funcionar até 1h; Eventos escolares terão que seguir as mesmas regras aplicadas às feiras, exposições e congressos


31/08/2021 10:40 - atualizado 31/08/2021 12:00

A partir desta terça-feira (31/8), bares e restaurantes da capital poderão funcionar até 1h(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
A partir desta terça-feira (31/8), bares e restaurantes da capital poderão funcionar até 1h (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)


A prefeitura de Belo Horizonte oficializou, nesta terça-feira (31/8), a ampliação do horário de funcionamento de bares restaurantes da capital. 


Segundo o documento, os estabelecimentos, agora, poderão manter as portas abertas de 11h a 1h. A regra se estende a cantinas, sorveterias, centros de comércio, shopping centers e clubes de serviço, de lazer, sociais e esportivos.  

A PBH liberou ainda o consumo de alimentos e bebidas, inclusive alcoólicas, em padarias e lanchonetes no período de 5h a 1h. 

As empresas poderão atender mais clientes, já que o distanciamento fixado entre as pessoas foi reduzido: passou de dois metros para um metro.

Outra alteração diz respeito ao comércio atacadista, que poderá operar sem restrição de horário. 

Retomada gradual

A extensão do expediente é uma reinvindicação antiga do setor de bares e restaurantes. A flexiblização ocorre de forma gradativa desde 6 de março deste ano, quando a PBH fechou todo o comércio pela segunda vez. 

A retomada começou em em 22 de abril, quando os empresários voltaram a operar de segunda a sábado, de 11 às 16h. 

Em 8 de maio, o expediente foi ampliado para até as 19h. Em de 10 de junho, a PBH permitiu o atendimento até 22h. Por fim, em 9 de julho, liberou a operação até 23h.

Eventos escolares

O decreto do Executivo municipal também modificou o protocolo sanitário para eventos realizados em escolas, da educação infantil ao ensino superior.

"Nos eventos escolares que reúnam público, deve-se observar o protocolo aplicável a feiras, exposições, congressos e seminários, no que couber", diz o texto. 

As normas para os organizadores dessas modalidades foram fixadas em 1° de agosto e compreendem uso de máscaras, higienização de mãos, testagem dos participantes, qualificação de funcionários, credenciamento e venda de ingressos por meios virtuais e regras específicas para limpeza de ambientes.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

 

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)