(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVAS REGRAS

BH: novo decreto amplia funcionamento de escolas, bares e academias

Distanciamento entre alunos será reduzido de dois para um metro. Nos bares e restaurantes, horários são mantidos, mas transmissão de jogos está liberada


20/08/2021 17:07 - atualizado 21/08/2021 11:31

-->-->-->-->

Com novas regras, cinemas vão poder receber 60% de sua capacidade em BH(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 04/07/2021)
Com novas regras, cinemas vão poder receber 60% de sua capacidade em BH (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 04/07/2021)

 A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que um novo decreto da pandemia da COVID-19 entrará em vigor neste sábado (21/8) na cidade. As novas regras alteram o funcionamento de escolas, bares e restaurantes, academias, comércio de rua e salas de cinema.

 

Na educação, a distância entre os estudantes dentro da sala de aula será reduzida de dois para um metro. Essa era uma demanda das instituições para ampliar o número de alunos por turma.

 

Além disso, o Ensino Superior poderá retornar ao presencial. Os cursos técnicos já podiam voltar, mas agora não precisam mais enviar um ofício à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Outra mudança acontece no comércio de rua. Os lojistas poderão trabalhar sem restrição de horário com esse novo decreto.

 

Bares e restaurantes

 

Nos bares e restaurantes, o cliente poderá assistir a jogos de futebol, o que era proibido antes. O distanciamento entre as mesas continua de dois metros, com ocupação máxima de seis pessoas distantes um metro uma da outra.

 

Porém, esses estabelecimentos vão continuar com restrição de horário das 11h até as 23h. Portanto, os jogos que começam às 21h30 e terminam por volta das 23h15, não poderão ser transmitidos na íntegra.

 

Aqueles localizados dentro de hotéis podem funcionar sem restrição de horário, assim como no decreto anterior.

 

Cinema, academias e esporte

 

O decreto de amanhã também afeta as salas de cinema. Elas poderão receber até 60% de suas capacidades. Atualmente, o público está cortado pela metade.

 

As academias poderão funcionar aos domingos. Além disso, a população poderá usufruir dos equipamentos e os programas de esporte ofertados pela prefeitura.

 

Dados da pandemia

 

Pela primeira vez em 261 dias, Belo Horizonte registra a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 abaixo dos 50%. O índice caiu de 50,7% para 49,8% e bateu, pelo segundo balanço consecutivo, o recorde de menor taxa deste ano.

 

 

O dado diz respeito aos somatórios das redes SUS e suplementar. Nos hospitais privados, a ocupação continua menor que nos públicos: 33% contra 65,9%.


Dos 629 leitos do tipo disponíveis na cidade, 316 estão livres e 313 ocupados, conforme o balanço da prefeitura.

Nas enfermarias, a taxa também está abaixo dos 50%. Na comparação entre os dois últimos levantamentos, o índice caiu de 38,9% para 34,9. A estatística também vem de dois recordes de menor taxa do ano em sequência.

Por outro lado, a transmissão do novo coronavírus permanece no patamar de alerta. O RT está em 1. Portanto, cada pessoa com COVID-19 em BH transmite a doença, em média, para exatamente um outro cidadão.

A boa notícia é que o indicador sofreu queda em relação ao boletim anterior. Assim, BH freou o que seria a quinta alta consecutiva: de 1,02 para 1.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)