(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Araxá antecipa para terça e quarta-feira vacinação agendada até 7/9

Antecipação ocorreu para evitar que o feriado prolongado da próxima semana prejudique a procura pela 2ª dose da vacina contra a COVID. Confira o cronograma


30/08/2021 20:21 - atualizado 30/08/2021 20:44

Para dar continuidade à aplicação da primeira dose por idade para pessoas com 22 anos, município aguarda a chegada de um novo lote de vacinas do governo de Minas(foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
Para dar continuidade à aplicação da primeira dose por idade para pessoas com 22 anos, município aguarda a chegada de um novo lote de vacinas do governo de Minas (foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
A Secretaria de Saúde de Araxá, no Alto Paranaíba, antecipou a aplicação da 2ª dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para esta terça (31/7) e quarta-feira (1º/9). A antecipação é válida para pessoas que, de acordo com o cartão de vacinas, tomariam a dose de reforço entre 31 de agosto e 7 de setembro, ou que estão com ela em atraso.

LEIA TAMBÉM: Governo de Minas faz novo alerta sobre importância da segunda dose
 
A vacinação ocorre no Sesc (Rua Doutor Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha), das 8h às 16h. 
 
A antecipação vai atingir cerca de 3 mil pessoas. Segundo a prefeitura, o calendário foi alterado para evitar que o feriado atrapalhe a campanha de vacinação contra a COVID-19, já que muitas pessoas têm deixado de se vacinar em recessos, datas comemorativas ou fins de semana.
No último sábado, apenas 643 pessoas a partir de 23 anos compareceram para receber a 1ª dose. A expectativa era de imunizar cerca de 1,5 mil cidadãos nessa faixa etária.
 
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Erica Fonseca, a vacinação durante a semana tem atingido um maior número de pessoas.
 
“A população tem preferido ir aos locais de vacinação em dias úteis. No sábado ou feriado, geralmente, a procura não é grande. Por isso, vamos realizar essa grande convocação para que as pessoas não deixem de receber a segunda dose dos imunizantes.” 
 
 

Aplicação da primeira dose

A aplicação de 1ª dose para grupos já contemplados, exceto por faixa etária e trabalhadores da indústria e construção civil, continua sendo realizada durante a semana somente na Unisa (Travessa Piauí, 35, São Geraldo).
 
A unidade priorizará pessoas de grupos prioritários que ainda não receberam a primeira aplicação. Por isso, não serão aplicadas doses complementares. 
 

Vacinação por faixa etária 

A expectativa é que Araxá retome a aplicação da 1ª dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas a partir de 22 anos na próxima quinta-feira, no Sesc, das 8h às 16h. A imunização abrangerá ainda trabalhadores da indústria e construção civil com a mesma faixa etária. 
 
O município aguarda a chegada de novas doses, que devem ser entregues pelo governo de Minas Gerais na quarta-feira, para dar continuidade à campanha de vacinação.
 

Cronograma de imunização em Araxá

Antecipação 2ª dose CoronaVac e AstraZeneca: agendamento entre 31 de agosto e 7 de setembro ou doses em atraso – SESC
  • Dias e horário: 31 de agosto (terça) e 1º de setembro (quarta) - 8h às 16h 
  • Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e cartão de vacina.
 
1ª dose grupos já contemplados (exceto por idade e trabalhadores da indústria e construção civil) – UNISA
  • Dias e horário: 31 agosto (terça) a 3 de setembro (sexta) - 8h às 16h 
  • Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver), cartão de vacina (se tiver) e comprovante específico de cada grupo.
 
1ª Dose Gestantes, Puérperas e Lactantes – UNISA
  • Dias e horário: 31 agosto (terça) e 3 de setembro (sexta) - 8h às 16h
 
Puérperas (com até 45 dias) e lactantes (até 6 meses) 
  • Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, cartão do SUS (se tiver), cartão de vacina (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
 
Gestantes (com e sem comorbidades) 
  • Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, Cartão do SUS (se tiver), cartão de vacina (se tiver) e cartão pré-natal.
 

Vacinômetro

Araxá se aproxima de 100 mil aplicações de vacinas contra a COVID-19. A cidade já recebeu 110.140 imunizantes e aplicou 99.901 doses. Outras 10.239 estão destinadas para aplicação.
 
No total, 67.981 pessoas receberam a primeira dose; 26.977 araxaenses a segunda aplicação; e 4.943 tomaram a vacina dose única, da Janssen.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)