(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Dia de segunda dose em BH; em Minas, maioria ainda não completou imunização

Nesta segunda (30/8), pessoas de 59 a 58 anos completam o esquema vacinal em BH; dados do governo de Minas mostram como está campanha até agora


30/08/2021 12:28 - atualizado 30/08/2021 13:49

Carlos Humberto Rodrigues, de 60 anos, garantiu a segunda dose da vacina contra a COVID-19 nesta segunda (30/8)(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Carlos Humberto Rodrigues, de 60 anos, garantiu a segunda dose da vacina contra a COVID-19 nesta segunda (30/8) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Hoje é dia de segunda dose na campanha de vacinação contra a COVID-19 em Belo Horizonte. Nesta segunda-feira (30/8), as pessoas de 59 a 58 anos devem voltar às unidades de saúde para completarem o esquema vacinal.

Segundo o Executivo municipal, só poderão tomar a segunda aplicação dos imunizantes aqueles cuja a data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 6 de setembro. Além disso, é preciso comparecer nos postos específicos, com documento de identidade e CPF. Todos endereços podem ser conferidos no portal da PBH.

O comerciante Carlos Humberto Rodrigues, de 60 anos, comemorou por ter finalmente concluído a proteção contra o coronavírus nesta manhã. Ele foi vacinado no posto drive-thru do Corpo de Bombeiros, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul da capital.

“É o que todo mundo espera: tomar a segunda dose e ficar mais tranquilo. Mas os cuidados continuam, com máscara e higienização das mãos. Acho que depois que tomamos a segunda dose relaxamos mais”, disse o morador.

A assistente social aposentada Maria Cristina Leite Mesquita, de 58 anos, também descreveu o momento como uma sensação maior de alívio. “É um momento muito difícil que estamos vivendo, de muito medo e insegurança. A vacina é nossa única saída para podermos voltar a nossa vida normal. Acho que agora com a vacina temos mais esperança disso acontecer”, afirmou.

Maria Cristina Leite, de 58 anos, ressaltou importância de manter cuidados preventivos contra a COVID-19(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Maria Cristina Leite, de 58 anos, ressaltou importância de manter cuidados preventivos contra a COVID-19 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Maria Cristina ressalta que, para controle da pandemia na cidade e no restante do país, é necessário que cada um siga as medidas preventivas do coronavírus, recomendadas pelas autoridades sanitárias. Segundo ela, ninguém tem o direito de colocar o próximo em perigo com atitudes irresponsáveis.

“Temos a ameaça da variante Delta, mas acho que mesmo assim já estamos mais protegidos do que antes. Se as pessoas colaborarem, a gente consegue superar tudo isso. Com a vacinação, com as pessoas usando máscara e respeitando o distanciamento. Eu faço minha parte e vejo que tem muita gente que não tem feito. Mas, mesmo assim, tenho esperança”, disse a aposentada.

Neste momento, segundo o painel vacinômetro da prefeitura de BH, 748.151 pessoas de 59 a 23 anos foram vacinadas com a primeira dose e 54.175 com a segunda dose. Além disso, 58.848 receberam dose única da Janssen. 

Vacinação em Minas


Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), a vacinação das pessoas de 20 a 29 anos ainda caminha em ritmo lento em Minas Gerais. Apenas 37,67% receberam a primeira e 7,90% a segunda dose. O número é esperado já que diversos municípios mineiros, como Belo Horizonte, que ampliou a campanha nesse domingo (29/8) para os moradores de 21 anos, ainda estão convocando gradativamente os mais jovens da população para serem imunizados.

A porcentagem dos mineiros que completaram o esquema vacinal também amplia o alerta para as autoridades mineiras, principalmente com o avanço da variante Delta no estado. Entre os idosos de 90 anos ou mais, por exemplo, um dos primeiros a serem incluídos na vacinação em Minas, cerca de 21,88 % ainda não tomaram a segunda dose.

O público que até agora mais garantiu a imunização integral da COVID-19 são os moradores de 70 a 79 anos, com 93,96%. Vale lembrar que algumas faixas etárias ainda aguardam pela convocação de suas respectivas cidades para receberem a segunda dose.

Ainda neste sábado (28/8), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que pretende iniciar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos a partir de setembro. Conforme anunciado pelo governo estadual, a meta é que todos os adultos acima de 18 anos recebam pelo menos a primeira dose até o fim do mesmo mês.

Confira como está a vacinação por faixa etária até o momento em Minas Gerais:

 
 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)