(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Belo Horizonte vacina jovens de 21 anos contra COVID neste domingo (29/8)

As pessoas de 21 anos devem se vacinar somente nos locais listados para esta idade e verificar os endereços no portal da PBH


28/08/2021 16:56 - atualizado 28/08/2021 23:53

O horário de funcionamento dos locais de vacinação aos domingos é das 7h30 às 14h(foto: Leandro Couri/EM/D.A press)
O horário de funcionamento dos locais de vacinação aos domingos é das 7h30 às 14h (foto: Leandro Couri/EM/D.A press)
A vacina contra a COVID-19 chega, neste domingo (29/8), ao braço de quem tem 21 anos. Segundo informa a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a imunização será exclusivamente para os jovens dessa idade (completos até 31 de agosto) residentes na capital. Os locais destinados à aplicação da injeção podem ser verificados no portal da PBH (prefeitura.pbh.gov.br).

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas precisam seguir as seguintes orientações: ser cidadão residente em Belo Horizonte; apresentar documento de identificação com foto; não ter recebido vacina contra a COVID-19; não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; e não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

O horário de funcionamento dos locais de vacinação aos domingos é das 7h30 às 14h, para pontos fixos e extras, e das 8h às 14h, para os pontos de drive-thru. As pessoas de 21 anos devem se vacinar somente nos locais listados para esta idade e verificar os endereços no portal da PBH antes de se deslocar aos pontos de imunização. 

Comparecimento

Já a turma de 22 anos compareceu aos postos de vacinação neste sábado (28/8), em Belo Horizonte, para tomar a primeira dose contra a COVID-19. Com o avanço da faixa etária a ser imunizada, também reacende a esperança do retorno à normalidade.

O estudante de engenharia elétrica Lucas Gabriel Santana, de 22 anos, que tomou a primeira dose, acredita que daqui a pouco o país retoma a normalidade se toda a população for imunizada. "É uma alegria depois de tanto tempo. Estamos nesta situação bem complicada. Tivemos toda a rotina mudada por conta da pandemia. Estamos dando um passo para voltar à normalidade, O sentimento é de emoção, caminhando para um futuro melhor e voltar à rotina", comemorou.

O jovem aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar os profissionais da saúde. "Infelizmente, tivemos governantes que não foram efetivos, mas muita gente trabalhou em conjunto e estamos saindo com muita luta e sacrifício para uma situação de normalidade". 

A estudante Isadora Ribeiro Silva, de 22, disse que não via a hora de receber a primeira dose. Ela foi ao posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): "Foi um sentimento ótimo. Até chorei. É algo que estamos esperando há muito tempo". A jovem lembrou também das pessoas que morreram pela COVID-19 e que não tiveram oportunidade de se vacinarem. "Muitas pessoas não tiveram oportunidade de compartilhar do mesmo sentimento que eu." 

Isadora lembrou que a mãe teve COVID, chegou a ser internada, mas se recuperou bem. A jovem ressaltou a importância da ciência para o desenvolvimento da vacina e lamentou a maneira como o enfrentamento foi feito pelo governo Bolsonaro. "Se pudesse dar mensagem, pediria para todo mundo se vacinar. É muito importante estimular o investimento na ciência, que salva vidas. Viva o SUS e viva a ciência", afirmou.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)