(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Novo decreto de Araxá libera excursões e funcionamento de bares até a 1h

Bares e restaurantes da cidade estão liberados para funcionarem nos fins de semana até a 1h; cidade vive momento de quedas nos números de casos e internações


09/08/2021 17:58 - atualizado 09/08/2021 18:03

Com cerca de 110 mil habitantes, Araxá é a segunda maior cidade do Triângulo Sul(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Com cerca de 110 mil habitantes, Araxá é a segunda maior cidade do Triângulo Sul (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
 
O novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Araxá, publicado na última sexta-feira (6/8), liberou a realização de excursões com a finalidade de lazer e turismo, porém, com a ocupação dos ônibus limitada a 50% da capacidade e obedecendo ao protocolo de biossegurança, que deverá ser apresentado com antecedência mínima de 72 horas à Vigilância Sanitária. A cidade vive um cenário de reduções, tanto no número de novos casos da doença como de internações.
Ainda segundo o novo decreto COVID de Araxá, o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares da cidade passaram a ser liberados, desde a última sexta-feira, até a 1h, de sexta para sábado e de sábado para domingo, com consumo no local.
 
As academias, estúdios fitness, pilates, crossfit, escolas de natação e similares também tiveram seu horário de funcionamento ampliado, mas até as 23h, sendo permitido o funcionamento de segunda a sábado, das 5h às 23h, e, aos domingos, das 8h às 14h.
 

Redução no número de leitos COVID

 
Araxá anunciou na última quinta-feira (5/8) uma redução no número de leitos COVID do Hospital Santa Casa Misericórdia, para atender casos graves de outras doenças. Segundo a Secretara de Saúde de Araxá, a medida foi tomada, porque o número de leitos de UTI ocupados diminuiu em quase 45% só na última semana. Além disso, a cidade ficou uma semana sem registrar mortes causadas pela COVID, entre os dias 27 de julho e 4 de agosto. 
 
 Com relação aos leitos UTI/COVID, a redução foi de 20 para 12. E no que diz respeito aos leitos de enfermaria/COVID, foram reduzidos de 26 para 20. 
 
“O número de leitos de UTI ocupados nunca esteve tão baixo nos últimos meses. Os casos também reduziram significantemente e nossa expectativa é que reduzam ainda mais com a chegada de mais doses e o avanço da vacinação”, destacou a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães que ressalta ainda que a Santa Casa de Misericórdia, em parceria com o Município, pode aumentar a qualquer momento os leitos COVID caso haja necessidade e conforme taxa de ocupação.
 
Desde o início da pandemia, foram contabilizados em Araxá 14.083 casos positivos da doença e 229 pessoas morreram. 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)