(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Programa 'Alta Responsável' reduz ocupação de leitos em Congonhas

Projeto da prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde dá alta a pacientes de COVID-19 em quadro estável para acompanhamento médico em casa


22/07/2021 11:09 - atualizado 22/07/2021 15:40

Hospital Bom Jesus responsável pela
Hospital Bom Jesus responsável pela "Alta Responsável" (foto: Augusto Ricelli-Prefeitura de Congonhas/Divulgação)
Pensando em diminuir o número de ocupação de leitos, a Prefeitura de Congonhas, na Região Central de Minas, criou por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto 'Alta Responsável', no Hospital Bom Jesus, que tem o objetivo de desospitalizar pacientes da COVID-19 que estão com quadro clínico mais estável para que recebam acompanhamento médico em casa.

Uma equipe de Atenção Primária à Saúde, formada por médica, enfermeira, fisioterapeuta e duas técnicas de enfermagem, foi destacada para fazer o trabalho de acompanhamento dos pacientes em seu domicílio. Todos são profissionais da linha de frente no combate à COVID-19.

Segundo a chefe da equipe, a médica Janaína Jubé Uhlein, para que o paciente possa ser admitido no programa, é necessário apresentar melhora progressiva em seu quadro clínico. A partir do momento que se identifica essa melhora, os plantonistas dos hospitais fazem contato com a equipe e discutem os casos na busca de viabilizar a transferência para o domicílio.

Além disso, a família deve aceitar que o paciente tenha seu tratamento continuado em casa e também ter condições de recebê-lo em seu ambiente domiciliar, já que o procedimento adotado não é compulsório.

Após analisados os dados do paciente, a equipe providencia transporte em ambulância e todos os cuidados necessários, já que pessoas em tratamento têm demandas específicas. Após a desospitalização e transporte para domicílio, a equipe passa a visitar os pacientes diariamente para acompanhar a evolução positiva do quadro de saúde do mesmo.

LEIA TAMBÉM: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida


Dependendo do estado do indivíduo, a equipe faz mais visitas ao longo do dia. Além de monitorar o paciente, os técnicos realizam as medicações necessárias, fazem sessões de fisioterapia, motora e respiratória, e também colhem material para exames laboratoriais, quando necessário. A alta médica ocorre quando o paciente se encontra plenamente recuperado.

De acordo com Janaína Uhlein, o paciente internado em domicílio apresenta melhora consideravelmente mais rápida em casa, pois o conforto e a rotina doméstica são aliados na recuperação. “Este programa ressalta a humanização no tratamento contra a COVID-19”, enfatiza.

O Hospital Bom Jesus possui 11 leitos de enfermaria para tratamento de infectados com o novo coronavírus. A equipe do programa Alta Responsável Covid-19 já atendeu a 36 pacientes desde a implantação, sendo que, no momento mais crítico da pandemia este ano na cidade foram atendidas sete pessoas simultaneamente

Alguns pacientes de Congonhas internados em Ouro Branco e Barbacena também foram conduzidos de volta para a cidade e acompanhados pelo programa. Ainda segundo a equipe, todos os pacientes tratados evoluíram para alta médica, não havendo reincidência hospitalar até o momento.

O Alta Responsável é premissa do Serviço Único de Saúde – SUS, mas não é obrigatório nem há cobranças do Ministério da Saúde para tal. Dessa forma, poucos municípios são pioneiros com esta ação no combate a COVID-19.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)