(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINA

Cidades da Grande BH vivem descompasso na imunização por faixa etária

Enquanto Confins iniciou a aplicação de doses para pessoas de 25 anos, cidades como Itaguara e Itatiaiuçu enfrentam desafios para vacinar 'cinquentões'


14/07/2021 14:07 - atualizado 14/07/2021 14:49

Agente comercial Ricardo Alexandre tomou a primeira dose da Pfizer(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Agente comercial Ricardo Alexandre tomou a primeira dose da Pfizer (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

A vacina no braço se tornou a garantia plena de tranquilidade e segurança para os mineiros. Com o avanço da imunização contra o coronavírus, mais pessoas carregam o sentimento de alívio para futuramente retomar uma vida considerada normal. Em Belo Horizonte, pessoas de 42 anos já começaram a receber o imunizante nesta quarta-feira (14/7).
 
Por outro lado, o ritmo segue lento em outras cidades da Região Metropolitana, que sequer completaram a aplicação de doses em pessoas acima de 50 anos. 
 
Com população de apenas 6,8 mil habitantes, Confins é a que mais avançou por faixa etária. Nos últimos dias, a cidade iniciou a campanha para vacinar jovens de 25 anos e promete incluir os de 24 a partir de sexta-feira (16/7). Esmeraldas e Mário Campos vem logo a seguir no ranking entre os que vacinam mais rápido.
 
(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A Press)
 
Por outro lado, Itaguara, Itatiaiuçu, Baldim e Rio Manso seguem com o processo lento. Enquanto várias prefeituras já iniciaram o esquema vacinal de indivíduos acima de 40 anos, Itaguara vai aplicar doses a partir desta quinta-feira (15/7) em pessoas com 53 anos.
 
A prefeitura explicou em comunicado que o programa fica na dependência da logística de envio de doses pelo governo de Minas, que repassa as vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde. 
 
Itatiaiuçu começará a vacinar pessoas de 52 anos, enquanto Baldim e Rio Manso aplicará doses nos indivíduos de 49 a 51 anos. Entre as cidades mais populosas, Contagem começou de 40 a 43 anos e Betim vacinará de 41 e 42. Santa Luzia já imuniza cidadãos de 40, enquanto Nova Lima está estacionado nas pessoas de 43 e 44.

Sem previsão  

Em Belo Horizonte, ainda não há qualquer previsão para a vacinação dos 'trintões'. A capital aguarda o envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde para acelerar o processo por idade e completar a segunda dose nos demais cidadãos. 

Nesta terça-feira, chegou a vez de o agente comercial Ricardo Alexandre Gomes, de 42 anos, receber a primeira dose da Pfizer. Ele recebeu o imunizante no posto instalado nas dependências da UFMG.
 
“Acredito que todos estão ansiosos. Entendo que, a partir dela, teremos menor risco de doença e óbito. Ninguém quer morrer. Todos tiveram um parente ou conhecido que morreu pela doença. A partir do momento que somos imunizados, entendemos que estamos mais tranquilos”, afirma.

Ele espera agora poder trabalhar sem riscos de se contaminar: “Pela profissão que exerço, já que trabalho muito na rua, não tem como ficar em confinamento. Mas tomamos os cuidados básicos e isso vai continuar até que venha um comunicado que isso não vai ser necessário. Não sabemos se isso vai acabar. Até porque corremos risco de nos contaminar, mesmo com a vacina”.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)