
No Brasil, apenas o imunizante da Janssen é aplicado em dose única. As demais, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, são aplicadas em duas doses para que a eficácia prometida nos estudos seja efetivamente garantida.

“Penso em todas as vidas que foram perdidas devido ao atraso na vacina e acho um absurdo quem está ignorando ela. A vacinação é essencial para evitar não só a COVID, mas outras doenças. Quando a gente era criança não tinha esse problema. Vacina é essencial para nossa saúde”, declarou.
A dona de casa, Tereza Messias, de 62 anos, também comemorou a imunidade final do imunizante contra o coronavírus. “Graças a Deus, vacinada. Hoje foi muito tranquilo a espera, sossegado. Agora é continuar tomando todos os cuidados e esperar que meu marido tome a segunda dose dele, amanhã”, disse.
Para a conclusão do esquema vacinal, é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF.
As pessoas convocadas devem se imunizar exclusivamente nos locais listados para cada grupo. Caso o usuário compareça em unidades diferentes daquelas definidas, não será realizada a vacinação. Todos os endereços podem ser conferidos no portal da PBH.
Segundo dados da administração municipal, até o momento, 465.356 idosos receberam a primeira e 338.468 a segunda dose dos imunizantes.
Confira o calendário de vacinação desta semana em BH:
- 13 de julho, terça-feira: segunda dose para idosos de 62 anos
- 14 de julho, quarta-feira: pessoas de 42 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte
- 15 de julho, quinta-feira: segunda dose para idosos de 61 anos
- 16 de julho, sexta-feira: pessoas de 41 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte
- 17 de julho, sábado: segunda dose para idosos de 60 anos
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
