(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Valadares e Fabriciano negam ter usado vacina AstraZeneca vencida

Segundo as secretarias de Saúde de Governador Valadares e de Coronel Fabriciano, todos os lotes recebidos da AstraZeneca estavam dentro do prazo de validade


02/07/2021 20:59 - atualizado 02/07/2021 22:13

Em Governador Valadares, todas as vacinas foram usadas dentro do prazo de validade, garante a SMS(foto: Prefeitura de Governador Valadares/Divulgação)
Em Governador Valadares, todas as vacinas foram usadas dentro do prazo de validade, garante a SMS (foto: Prefeitura de Governador Valadares/Divulgação)
As prefeituras de Coronel Fabriciano e Governador Valadares, no Leste de Minas, negaram que tenham vacinado a população com vacinas vencidas da AstraZeneca. A notícia de que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em brasileiros em diversos lugares do país, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, agitou as redes sociais nas duas cidades.
 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Governador Valadares divulgou nota reforçando que "mantém o compromisso com a transparência de todas as informações e a responsabilidade para com o cuidado de todos os valadarenses".
 
E garantiu que não fez uso de nenhuma dose de vacina vencida no município, desconhecendo "a informação que circula em grupos e nas redes sociais".
 
Segundo a SMS de Valadares, o município recebeu em 1º/3, 2.160 doses do lote de número 4120Z001, com validade para 29/3/2021. "Todas as doses foram utilizadas antes do vencimento, inclusive em uma das estratégias de vacinação via drive-thru no dia 2/3/2021".
 
Para tranquilizar a população, a SMS ressalta que há um controle rigoroso do estoque de vacinas pelo Setor de Imunização e que pode ter havido falha na transmissão dos dados por parte do Ministério da Saúde.
 

Fabriciano também nega

 
Em Coronel Fabriciano, a Secretaria de Governança da Saúde informou que não recebeu lotes vencidos da vacina AstraZeneca/Oxford contra COVID-19. "Cremos que há um erro no sistema CONECTSUS e no próprio Ministério da Saúde que tabulou tardiamente os formulários de vacinação dos municípios no início do PNI", informou a nota da SGS.
 
A nota também informou que os lotes 4120Z001 e 4120Z005, citados na matéria da Folha de S. Paulo, foram recebidos pelo município dentro do prazo de utilização e devidamente utilizados também no prazo adequado.
 
"O primeiro lote (4120Z005) foi entregue ao município dia 21/1/21 com 990 doses e prazo de vencimento em 14/4/21. A aplicação desse lote finalizou dia 26/2/21. O segundo lote (4120Z001) foi entregue ao município dia 3/3/21 com 520 doses e prazo de vencimento em 29/3/21. A aplicação desse lote finalizou dia 10/3/21. Tendo, portanto, os dois citados lotes, finalizados bem antes do prazo de vencimento", informou.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)