(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Após paralisar vacinação nesta quarta-feira, Araxá divulga novo cronograma

Paralisação se deu para reorganização do calendário após divergências na imunização de trabalhadores do setor de transporte, na tarde dessa terça-feira (29/6)


30/06/2021 14:04 - atualizado 30/06/2021 14:09

Novo cronograma de vacinação para esta semana foi divulgado pela Prefeitura de Araxá, após paralização nesta quarta-feira(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Novo cronograma de vacinação para esta semana foi divulgado pela Prefeitura de Araxá, após paralização nesta quarta-feira (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Araxá, no Alto Paranaíba, retoma a partir desta quinta-feira (1°/6) a imunização contra a COVID-19 após uma paralização nesta quarta-feira (30/6). O calendário foi suspenso para que seja feita uma readequação no planejamento da campanha.
 
Na tarde dessa terça-feira (29/6), um grupo de profissionais de transporte protestou na sede do Sest Senat, local onde estavam sendo aplicadas as doses, após não receberem as vacinas.
Segundo a prefeitura, apenas pessoas que trabalham diretamente no transporte de passageiros e caminhoneiros poderiam se vacinar, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

No caso dos caminhoneiros, é necessária a comprovação de trabalho com cargas rodoviárias ou vínculos com empresas que prestam este tipo de serviço, seja autônomo ou não.
 
Porém, profissionais de outras áreas do setor de transporte, como os que trabalham internamente com cargas em empresas ou mineradoras, também procuraram pela vacina, o que provocou uma grande fila e gerou o início dos protestos entre os presentes no local, por volta de 12h de ontem.
 
A Polícia Militar chegou a ser acionada para manter a ordem, mas, após esclarecimentos da secretaria de Saúde, a situação foi normalizada.
 
Em nota, a prefeitura divulgou que vacinação da primeira dose dos trabalhadores de transporte será concluída na próxima semana, em datas a serem divulgadas.
 
Cronograma desta semana
 
O novo cronograma a ser executado nos dias 1° e 2 de julho destina o imunizante para pessoas de 59 e 58 anos, gestantes, puérperas e lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto). A aplicação da 2ª dose também prossegue.

UNISA: Gestantes, Puérperas e Lactantes
 
Dias e horários: 1º e 2 de julho (quinta e sexta) - 8h às 16h
 
Puérperas (até 45 dias pós-parto) e lactantes (até 6 meses e 29 dias).
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
 
Gestantes (com e sem comorbidades).
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e cartão pré-natal da gestante.
 
SESC:  público de 59 anos (entrada pelo Centro de Eventos)
Dia e horário: 1º de julho (quinta) - 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver).
 
SESC:  público de 58 anos (entrada pelo Centro de Eventos)
Dia e horário: 2 de julho (sexta) - 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver).
 
Ginásio do Colégio Dom Bosco - 1ª dose e 2ª dose (de acordo com cartão de vacina)
Dias e horários: 1º e 2 de julho (quinta e sexta) - 8h às 16h
 
Público: 1º dose
Grupo Contemplados: trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e deficiência permanente (com e sem BPC), funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores da educação (Todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico - creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, curso técnico e profissionalizante, EJA, ensino superior).
 
Forças de segurança e salvamento (Policiais federais, militares, civis e rodoviários, bombeiros militares e civis, e guardas municipais), forças armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica) e trabalhadores de limpeza urbana.
 
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão de SUS (se tiver) e comprovante específico de cada grupo.
 
Público: 2ª dose
Documentos exigidos: cópia dos documentos pessoais e cartão de vacina que comprove a aplicação da 1ª dose.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)