(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH: postos de vacinação exclusivos por faixa etária são alvo de reclamação

PBH determina que cada grupo contemplado na campanha só poderá ser vacinado nos pontos de imunização definidos para sua faixa


29/06/2021 12:28 - atualizado 29/06/2021 15:11

No posto drive-thru da UFMG, o movimento foi fraco na manhã desta terça-feira (29/6)(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
No posto drive-thru da UFMG, o movimento foi fraco na manhã desta terça-feira (29/6) (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O primeiro dia de vacinação contra a COVID-19 para as pessoas de 51 anos em Belo Horizonte, nesta terça-feira (29/6), foi de reclamações sobre os locais de atendimento. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, cada público deve comparecer aos postos fixos e de drive-thru específicos à sua faixa etária para receber a dose do imunizante.


Marli da Conceição Pinto, de 55 anos, foi uma das pessoas que reclamaram que não puderam ser atendidas no posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Região Pampulha.

Conforme informado pela administração municipal no site, o posto não é listado para a imunização de pessoas de 53 a 59 anos nesta terça-feira, faixa em que marli está.

Moradora da Pampulha, Marli da Conceição Pinto, de 55, reclamou que não pôde ser vacinada no posto da UFMG(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Moradora da Pampulha, Marli da Conceição Pinto, de 55, reclamou que não pôde ser vacinada no posto da UFMG (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O movimento foi fraco no câmpus até o início desta tarde. “Aqui está vazio. Não tem um carro atrás e não pode vacinar. Eu moro aqui na região. Então o objetivo não é vacinar? O objetivo não é prevenir? Se o objetivo é vacinar, tem que vacinar. Se a pessoa está com o documento vacine e pronto acabou”, disse Marli.

Já Márcio Alves de Camargos, de 51 anos, não teve problemas para se imunizar nesta manhã no Centro de Saúde São Francisco, também na Região Pampulha. Uma fila se formou na unidade, mas, segundo o gerente de vendas, o atendimento foi rápido.

“Estava bem organizado por senhas. Acho que não esperei nem 10 minutos aguardando para ser vacinado. Ansioso a gente fica agora é para tomar a segunda dose, acabar com isso logo e poder voltar para a vida normal”, relatou.

Moradora da Pampulha, Marli da Conceição Pinto, de 55, reclamou que não pôde ser vacinada no posto da UFMG(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Moradora da Pampulha, Marli da Conceição Pinto, de 55, reclamou que não pôde ser vacinada no posto da UFMG (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Em meio à crise econômica agravada pela pandemia, Márcio espera que a vacinação possa contribuir para a redução de casos e mortes pela doença no Brasil e, consequentemente, na recuperação dos setores nos próximos meses. 

A taxa de desemprego no Brasil atingiu recorde de 14,7% no primeiro trimestre de 2021 e atingiu 14,8 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Queremos ver a economia girando. Trabalho numa hotelaria, o que, de certo modo, é considerada uma atividade supérflua. Como a economia não está girando, o pessoal para de viajar ao mesmo tempo que está todo mundo ansioso para fazer turismo. É uma roda meio complexa. Não podemos deixar de comer, mas viajar pode esperar um pouquinho”, disse.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)