(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Guaxupé registra mais casos com variante P1 do coronavírus e aperta o cerco

Funed comunicou ao município a detecção de variante do coronavírus e decreto prevê mais restrições, como o toque de recolher


14/06/2021 15:46 - atualizado 14/06/2021 16:04

Nesse domingo (13/6), a 110ª vítima da COVID em Guaxupé morreu na Santa Casa de Misericórdia(foto: Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé/Divulgação)
Nesse domingo (13/6), a 110ª vítima da COVID em Guaxupé morreu na Santa Casa de Misericórdia (foto: Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé/Divulgação)
A Fundação Ezequiel Dias (FUNED), de Belo Horizonte, comunicou ao município de Guaxupé, no Sudoeste de Minas, a detecção de variante P1 do coronavírus no município. Por causa do maior contágio causado pela cepa, a prefeitura editou um decreto com validade a partir desta segunda (14/6) e medidas mais restritivas.

Em maio, duas pessoas morreram em Guaxupé com a variante P1 do Sars-CoV-2.

O decreto disciplina condutas na cidade e vem se somar ao que determina a onda vermelha do Programa Minas Consciente, que autoriza maiores restrições dado o cenário epidemiológico da COVID-19.
 
A Secretaria de Saúde de Guaxupé confirmou a 110ª morte por COVID-19 na cidade na madrugada desta segunda-feira (14/0). A vítima é um homem de 58 anos, que estava internado desde 10 de junho na Santa Casa de Guaxupé.
 
Na tarde deste domingo (13/6) e no fim da noite de sábado (12/6), outras duas mortes foram registradas na cidade. A 108ª, no sábado, foi de um homem de 65 anos que estava internado desde 6 de junho. A 109ª morte, registrada ontem à tarde, foi de um homem de 84 anos que deu entrada no mesmo dia no hospital e não resistiu.
 
As novas medidas decretadas no município restringem a circulação de pessoas entre 22h e 5h, salvo para atividades ligadas à saúde, assistência social, segurança e setores de alimentos (delivery) e deslocamentos de trabalhadores para o local de trabalho ou em retorno às suas residências.
 
É proibida a permanência e o consumo de bebida alcoólica nas vias públicas e nas proximidades de bares, lanchonetes, restaurantes, conveniências, distribuidoras, mercados e congêneres.
 
Academias e clínicas de atividades físicas poderão funcionar, desde que observados todos os protocolos de distanciamento, higienização dos equipamentos e uso obrigatório de máscaras, priorizando atendimentos individuais.

Estão proibidas no município atividades físicas coletivas de contato físico, em ginásios municipais e particulares, campos e praças de esportes.
 
O decreto proíbe a realização de eventos de quaisquer natureza e/ou encontros, independentemente do número de pessoas, ainda que familiares, em imóveis urbanos ou rurais.

Neste caso, a multa, conforme o decreto municipal, é de R$ 2.419,20 ao infrator e interdição do evento. As reincidências dobram a multa.
 
As pessoas físicas ou jurídicas deverão cumprir isolamento quando notificadas pela Secretaria Municipal de Saúde, sob pena de prática de crime contra a saúde pública.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)