(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Romeu Zema anuncia 38 leitos de UTI e semi-UTI em Itajubá

Unidades de Terapia Intensiva serão instaladas no Hospital de Clínicas e na Santa Casa. Números da COVID-19 no Sul de Minas preocupam o Estado


03/06/2021 23:17 - atualizado 03/06/2021 23:22

Anúncio dos novos leitos foi feito durante visita do governador a Itajubá(foto: Governo de Minas Gerais/Divulgação)
Anúncio dos novos leitos foi feito durante visita do governador a Itajubá (foto: Governo de Minas Gerais/Divulgação)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou 38 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Itajubá, para tentar conter o avanço da pandemia de COVID-19 na região. O Sul de Minas está em alerta e é motivo de preocupação do governo estadual por causa da escalada no número de casos.
 
No Hospital das Clínicas, serão abertos dez leitos de UTI e 20 de semi-UTI (que tem suporte a ventilação necessária para tratamento de quem já está com a COVID-19 e não consegue respirar). Os equipamentos foram custeados pelo próprio hospital, mas o valor ficará a cargo do governo de Minas até que o Ministério da Saúde habilite oficialmente os leitos (procedimento padrão na abertura de novos leitos).
 
Já na Santa Casa, serão oito leitos de UTI. Eles poderão funcionar a partir de 14/6 e também serão custeados pelo Estado até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos também serão adquiridos pelo hospital, prefeitura e empresários locais.
 
O Estado paga diária pela UTI. Já na semi-UTI, paga somente em caso de ocupação.
 
“A pandemia continua sendo uma grande preocupação. O Estado fortaleceu o sistema de saúde com aumento dos leitos de enfermaria, UTI, equipamentos e profissionais. Continuaremos a ampliar nosso sistema de saúde, como estamos fazendo em Itajubá. Mas é preciso que a população faça sua parte”, disse o governador.

Sul de Minas preocupa área da saúde

A visita do governador marca uma semana de reuniões e encontros dos líderes das cidades da região com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) para tentar conter o avanço da pandemia.
 
Apesar do número de mortes ter caído quase 10% em maio (na comparação com abril), a quantidade de pacientes contaminados com o coronavírus na região subiu 44,6% em comparação com o mesmo período. Foram 45.335 registros só no mês de maio.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)