(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Feira Hippie e Pampulha: BH tem domingo de aglomerações

Isolamento insatisfatório e surgimento de novas variantes da COVID-19 traçam cenário preocupante para o Corpus Christi


30/05/2021 13:13 - atualizado 30/05/2021 16:39

'Mar' de gente tomou a Afonso Pena neste domingo por causa da Feira Hippie
'Mar' de gente tomou a Afonso Pena neste domingo por causa da Feira Hippie (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Belo Horizonte vive dia de ruas cheias e aglomerações. Neste domingo (30/5), o fluxo de pessoas foi intenso no entorno da Lagoa da Pampulha, onde cidadãos aproveitaram a luz do sol para se exercitar e admirar a paisagem. Na Feira de Artes, Artesanato e Produtores da Afonso Pena — a Feira Hippie, no Centro —, o movimento também chamou a atenção.

As aglomerações em tempo de COVID-19, no entanto, preocupam o comitê montado pela Prefeitura de BH para monitorar o avanço da doença viral. Na sexta-feira (28/05), data do último boletim diário da epidemia, o número médio de transmissão por infectado estava em 1,07 — o que representa nível intermediário de risco. O índice de isolamento, por seu turno, apontava 43,7%.

Aos fins de semana, o isolamento social costuma ter picos: no domingo passado, por exemplo, bateu 51,8%, ante 46,1% no dia anterior. Em abril e maio (considerando recorte até o dia 26), contudo, o percentual não ultrapassou 55%, marca tida como ideal por autoridades em saúde. A última vez que isso ocorreu foi em 28 de março, justamente um domingo. Naquele dia, 55,6% dos belo-horizontinos evitaram se expor ao vírus.

Neste domingo, na Pampulha, algumas pessoas praticavam, sem máscaras, atividades físicas como ciclismo e caminhada. Ao Estado de Minas, um guarda municipal disse que, durante parte da manhã, houve distribuição de protetores faciais aos transeuntes.

Na Feira Hippie, a multidão se espremeu entre os corredores da Afonso Pena para ver e adquirir os produtos expostos pelos barraqueiros.

Na Pampulha, caminhada e ciclismo deram o tom do domingo
Na Pampulha, caminhada e ciclismo deram o tom do domingo (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Às vésperas do feriado prolongado de Corpus Christi, que começa na próxima quinta (6/6), especialistas temem os efeitos da folga estendida que muitos cidadãos terão. O infectologista Unaí Tupinambás, que integra o grupo de médicos responsáveis por aconselhar o prefeito Alexandre Kalil (PSD), prega prudência durante esta semana.

“Tem feriado agora, a gente fica preocupado. As pessoas estão achando que a pandemia acabou. As pessoas estão cansadas, estamos (às vésperas do) inverno, há as variantes novas. Tem tudo para aumentar o número de casos e ser outra grande catástrofe”, alerta.

A queda no isolamento em Belo Horizonte tem relação com a gradual flexibilização das atividades. Neste mês, a prefeitura autorizou o relaxamento de medidas ligadas a supermercados, feiras livres e clubes.

Antes vetados de funcionar aos domingos, mercados e padarias passaram a poder abrir as portas. Os espaços de lazer e as feiras também foram liberadas.

Números dão alerta

Belo Horizonte encerrou a última semana útil com ligeiras quedas em todos os índices de monitoramento da pandemia — inclusive no índice de transmissão por infectado. Mesmo assim, o percentual de unidades de terapia intensiva (UTIs) ainda está no nível vermelho, tido como crítico. Segundo os dados, 77,7% dos leitos estavam com pacientes.

As enfermarias, por seu turno, estavam com 61,3%, no nível amarelo. Na terça (26/5), a cidade passou a barreira das 5 mil mortes por causa da virose. Conforme o último boletim, são 5.079 óbitos.

Secretário de Mandetta pede atenção

Ao EM, neste domingo, o ex-secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o monitoramento é essencial para que junho, julho e agosto sejam meses com menos mortes.

“O que dá para fazer nesses meses em que temos a maior parte de síndromes respiratórias? É testagem e/ou uma vigilância sindrômica para que isolemos todas as pessoas sintomáticas e tenha o melhor monitoramento de quem teve contato com aquela pessoa. A Saúde da Família dá conta de fazer isso”, falou.

Índice de isolamento social em BH - 16/5 a 26/5

  • 16/5: 51,9% (domingo)
  • 17/5: 43,3%
  • 18/5: 43,9%
  • 19/5: 43,8%
  • 20/5: 43,3%
  • 21/5: 42,9%
  • 22/5: 46,1% (sábado)
  • 23/5: 51,8% (domingo)
  • 24/5: 43,7%
  • 25/5: 43,7%
  • 26/5: 43,7%

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)