(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

Mais de 120 mil sedativos são repassados para 127 hospitais de MG

Unidades de saúde que receberam os medicamentos do chamado 'kit intubação' estavam com níveis críticos de estoque. Ao todo, 97 cidades foram contempladas


21/05/2021 21:39 - atualizado 21/05/2021 21:51

Mais de 120 mil sedativos começaram a ser distribuídos para 127 hospitais de Minas Gerais(foto: Ingrid Vasconcelos/Agência Minas)
Mais de 120 mil sedativos começaram a ser distribuídos para 127 hospitais de Minas Gerais (foto: Ingrid Vasconcelos/Agência Minas)
A partir desta sexta-feira (21/5), mais de 120 mil sedativos do chamado “kit intubação” serão repassados para 127 hospitais de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Ao todo, 97 cidades que possuem unidades de saúde com níveis críticos de estoque de medicamentos serão contempladas.

Ao todo, o estado repassará 120.135 unidades, sendo 95.250 de fentanil, 1.360 de cisatracúrio e outros 23.525 de atracúrio. Os dois últimos medicamentos foram adquiridos pelo governo federal, enquanto o Executivo estadual comprou o primeiro. A SES-MG prevê que o fentanil será suficiente para durar 15 dias, enquanto os outros devem cobrir apenas três dias.

Mesmo com a nova remessa, a SES-MG destaca que os estoques de sedativos no estado ainda são críticos, apesar de estarem em níveis melhores que os constatados no passado. 

“É importante ressaltar que os estoques são muito dinâmicos, e a rede assistencial do Estado tem conseguido atender à demanda. Apesar de estoques restritos em muitas unidades, não há colapso instalado registrado em nenhuma”, afirmou o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro.

A pasta calcula que entre julho de 2020 e o dia 17 de maio, mais de 997 mil medicamentos foram distribuídos para os hospitais em atendimento à COVID-19.

“A partir do monitoramento, o governo de Minas Gerais tem realizado a reposição de medicamentos de forma estratégica, mediante análise de dados, como fluxo de pacientes e disponibilidade de sedativos. Os hospitais também têm contato com a Rede Solidária, que permite o remanejamento de insumos entre as instituições que observam aumento no consumo de sedativos”, destacou, em nota, o estado.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)