(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

UFLA identifica variantes da COVID-19 de Manaus e do Reino Unido em Lavras

Estudo colheu amostras da microrregião, que abrange 10 cidades do Sul de Minas


20/05/2021 22:32 - atualizado 20/05/2021 22:32

Ufla confirma quatro variantes da COVID-19 na região(foto: Ufla/divulgação)
Ufla confirma quatro variantes da COVID-19 na região (foto: Ufla/divulgação)
Novas variantes da COVID-19 foram confirmadas na microrregião de Lavras, no Sul de Minas. O estudo feito pelo LabCovid, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), encontrou variantes de Manaus, do Reio Unido e outras duas identificadas no país.
 
De acordo com o médico José Cherem, 19 amostras da microrregião de Lavras, que abrange 10 cidades, foram colhidas pelo LabCovid e sequenciadas pelo Laboratório de Ecologia Microbiana e Bioinformática do Setor de Microbiologia da Ufla.
 
“Encontramos quatro variantes, sendo: B.1.1.7, do Reino Unido; P.1 de Manaus; P.2 do Rio de Janeiro; e B.1.1.28, a variante brasileira”, explica.
 
Dessas quatro variantes, a do Reino Unido e a de Manaus apresentam um elevado nível de transmissibilidade e são consideradas como variantes de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
“O Brasil ainda testa pouco as variantes, em torno de 0,04%. A identificação é importante no rastreamento epidemiológico da COVID-19, no potencial de infectividade Sars-CoV-2, ajudando de maneira muito importante na formulação de políticas públicas para enfrentamento da pandemia”, alerta.
 
O estudo genômico dessas variantes foi enviado para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “Temos uma agenda em busca de recursos agendada para o começo do mês que vem, com Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, intermediada pelo Deputado Estadual Noraldino, para ampliar a pesquisa em Minas Gerais”, afirma.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)