(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Esposa de vereador de Uberaba, que estava grávida, morre de COVID

O município do Triângulo Mineiro está perto de atingir 750 mortes causadas pela doença


29/04/2021 18:19 - atualizado 29/04/2021 20:02

Vanessa tinha 39 anos e era casada com o vereador Varciel Cabeleireiro(foto: Arquivo pessoal)
Vanessa tinha 39 anos e era casada com o vereador Varciel Cabeleireiro (foto: Arquivo pessoal)

A empresária Vanessa Rosa da Silva Borges, de 39 anos, esposa do vereador de Uberaba, Varciel Borges Rodrigues (conhecido como Varciel Cabeleireiro), morreu vítima da COVID-19, nesta quarta-feira (28/4), em hospital particular da cidade. Ela estava grávida de poucas semanas do segundo filho do casal.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Vanessa esteve internada por 10 dias no Hospital São Domingos, onde na ala de UTI não resistiu às complicações da doença. O seu sepultamento ocorreu às 13h30, no Cemitério Memorial Parque. Vanessa deixa um filho, Matheus, de 22 anos.
 
Por meio de suas redes sociais, o vereador Varciel Cabeleireiro agradeceu aos amigos pelas orações e boas vibrações emanadas nos últimos dias, “bem como a toda equipe médica do Hospital São Domingos, onde ela foi muito bem atendida. Peço a todos que continuem orando pela alma dela. E que continuemos rezando por todas as famílias que são acometidas por essa terrível doença”, lamentou.

 
Ocupação de leitos de UTI para COVID perto do limite e quase 750 mortes

Segundo último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Uberaba, dos 103 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 disponíveis na cidade, 96 estão ocupados, sendo que de 60 existentes na rede pública, 55 estão com pacientes. Dos 43 da rede privada, há 41 pessoas em estado grave.
 
Já em relação às ocupações de leitos de enfermaria para pacientes com COVID-19, de 205 disponíveis, 154 estão ocupados; de 142 da rede pública, há 122 pacientes; e de 63 da rede privada, 32 estão ocupados.
 
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 23.618 casos positivos em Uberaba, sendo que destes, 744 pessoas morreram e 18.585 se recuperaram.
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)