(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SITUAÇÃO ALARMANTE

Araxá convive com UTIs lotadas e falta de medicamentos para intubados

Nessa sexta-feira (16/4), o prefeito da cidade viajou para Uberlândia para concluir aquisição de novos sedativos


17/04/2021 12:23 - atualizado 17/04/2021 15:52

A Santa Casa de Misericórdia é o único hospital de Araxá e de sua microrregião que atende pacientes com a COVID-19(foto: Hospital Santa Casa/Divulgação)
A Santa Casa de Misericórdia é o único hospital de Araxá e de sua microrregião que atende pacientes com a COVID-19 (foto: Hospital Santa Casa/Divulgação)
Araxá, município situado no Triângulo Mineiro e cidade natal do governador Romeu Zema (Novo), além de conviver há cerca de dois meses com uma ocupação de leitos de UTI/COVID no limite ou quase sempre perto disso, agora tem uma outra preocupação: o baixo estoque de medicamentos para pacientes graves e intubados.
 
Nessa sexta-feira (16/4), quando a taxa de ocupação destes tipos de leitos voltou aos 100%, o prefeito da cidade, Robson Magela (Cidadania), viajou para Uberlândia para concluir a aquisição de sedativos do chamado kit intubação. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Araxá, ainda neste sábado (17/04), serão divulgados mais detalhes sobre essa nova aquisição.
 
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
 
 
Assim como várias cidades do Brasil, recentemente, Araxá começou a conviver com baixo estoque de sedativos e anestésicos utilizados no tratamento de pacientes graves da COVID-19.
 
Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia, único hospital da cidade e de sua microrregião que atende pacientes com a COVID-19, atualmente, os medicamentos para intubação de seus 20 leitos de UTI são suficientes até a próxima segunda-feira (19/04).
 
Segundo pesquisa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a demanda por sedativos e anestésicos durante a pandemia é tão alta que, no período de 30 dias, equivale ao consumo dessas substâncias durante todo o ano de 2019.
 
Desde o início da pandemia em Araxá, já foram contabilizados 8.301 casos positivos, sendo que destes, 127 pessoas morreram e 7.729 se recuperaram.
 
Primeira parte do atual boletim epidemiológico de Araxá(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Primeira parte do atual boletim epidemiológico de Araxá (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
 
 
Segunda parte do atual boletim epidemiológico de Araxá(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Segunda parte do atual boletim epidemiológico de Araxá (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
 
 
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)