(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas pandemia

Polícia Civil investiga sumiço de vacinas Coronavac no interior de Minas

O sumiço aconteceu no Posto de Saúde Piedade, em Capelinha, na quarta-feira (7/4) e foi denunciado à polícia pela Prefeitura, que pediu investigação rigorosa


09/04/2021 10:50 - atualizado 09/04/2021 12:00

Os 5 frascos da vacina Coronavac estavam na rede de frios do Posto de Saúde Piedade, no Bairro Aeroporto, em Capelinha(foto: Divulgação SMS Capelinha)
Os 5 frascos da vacina Coronavac estavam na rede de frios do Posto de Saúde Piedade, no Bairro Aeroporto, em Capelinha (foto: Divulgação SMS Capelinha)

A Polícia Civil de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, está investigando o sumiço de cinco frascos de vacina contra a COVID-19 do Posto de Saúde Piedade, no Bairro Aeroporto. A vacina é a Coronavac, do Laboratório Butantan, e os frascos pertenciam ao lote 202010031. Assim que os servidores da SMS deram falta das vacinas, na tarde de quarta-feira (7/4), a Prefeitura de Capelinha acionou a Polícia Militar e registrou a ocorrência.  
 
O sumiço foi constatado pelos servidores da SMS durante conferência do estoque na sala de vacinas do Posto de Saúde Piedade. Os frascos estavam na rede de frios. Na conferência, os servidores não encontraram o registro de aplicação das doses que estavam nos frascos. 
 
A conferência, de acordo com a Prefeitura, foi minuciosa. E a procura pelos frascos foi feita até mesmo nos reservatórios onde são dispensados os frascos vazios até o descarte final. 
 
“Não foi detectado nenhum sinal de arrombamento no posto. Ainda não há suspeitos da autoria do furto, e o caso será encaminhado para investigação da Polícia Civil”, informou a nota da Prefeitura.
 
A Prefeitura também informou que a decisão de divulgar a ocorrência e pedir a investigação policial faz parte da conduta da atual administração, de ser transparente com o cidadão. 
 
“Na medida em que for ocorrendo a investigação, e, assim que for determinada a autoria do furto/extravio, também será dada a devida publicidade”, informou a Prefeitura.
 

Vacinação


A SMS de Capelinha lamentou o sumiço das vacinas e alegou que desde a chegada das primeiras doses, foi criada uma sala específica para o armazenamento seguro dos imunizantes, e que foram feitos investimentos no transporte das vacinas até os postos de saúde. Informou que já foram vacinadas cerca de 4 mil pessoas dos grupos prioritários.
 
“Ressaltamos ainda a seriedade dos profissionais de todas as salas de vacinas, com destaque para a Sala de Vacina do Posto Piedade, onde ocorreu o fato. É notório que todos desempenham com esmero os protocolos do Programa Nacional de Imunização. O furto/extravio é um caso para ser lamentado, investigado e repudiado”, informou a SMS.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)