(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Montes Claros: 'Internam-se pacientes nos corredores, sim', diz secretária

Segundo Dulce Pimenta, 'é melhor deixá-lo em um corredor do que mandá-lo para casa'; os hospitais da cidade estão com lotação máxima desde 2 de março


16/03/2021 14:27 - atualizado 16/03/2021 17:18

A ocupação das UTIs para pacientes com COVID-19 chegou a 110% nos hospitais da cidade nesta terça(foto: Divulgação/Santa Casa de Montes Claros)
A ocupação das UTIs para pacientes com COVID-19 chegou a 110% nos hospitais da cidade nesta terça (foto: Divulgação/Santa Casa de Montes Claros)
 
“Internam-se pacientes nos corredores, sim. Havendo necessidade, infelizmente. Não tendo vaga no hospital, é melhor deixá-lo em um corredor do que mandá-lo para casa”. A afirmação é da secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, ao falar sobre os procedimentos adotados nas unidades de saúde diante da superlotação dos hospitais diante do aumento dos casos da COVID-19.

Desde o dia 2 de março que os hospitais de Montes Claros atingiram lotação máxima de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes contaminados pela COVID-19. De la prá cá, a prefeitura implantou dois hospitais de campanha e credenciou leitos clínicos e de UTI para pacientes com coronavirus em outros três hospitais – aumento de 102 leitos específicos para a doença.
 
 
Mas, segundo Dulce Pimenta, com o avanço da pandemia, mesmo com a ampliação, persiste o problema da falta de vagas, com a ocupação das UTIs para pacientes com COVID-19 chegando a 110% nos hospitais da cidade nesta terça- feira (16/03). Montes Claros recebe pacientes de todo o Norte de Minas. 

A secretária disse que a orientação aos hospitais é não recusar pacientes graves da COVID-19, mesmo com a superlotação.

“Quando chegar um paciente em ambulância e não tiver a vaga (para internação), a gente pede ao hospital, ao pronto socorro ou pronto atendimento para tentar hospitalizar esse paciente – deixar o paciente aguardando até que a gente consiga uma vaga para transferi-lo para outro  município”, explica.  “O paciente grave não pode ir para casa não”, reiterou. 

Dulce Pimenta informou ainda que os hospitais também são orientados a fazer a avaliação dos pacientes, a fim de verificar o quadro clinico e se eles têm condições de serem remanejados para outras unidades de saúde de Montes Claros ou de outros municípios. Para isso, deve ser seguida a Central da Regulação de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde. 

Maior hospital credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte de Minas, a Santa Casa de Montes Claros informou que segue a orientação da Secretaria Municipal de Saúde ao receber os pacientes com coronavírus diante da superlotação. 

Revelou que avalia a gravidade do paciente e “levanta se tem previsão de vaga internamente. Se não tiver a vaga, coloca o nome da pessoa no sistema de transferência da central de regulação". 

“Até surgir a vaga internamente ou externamente, o paciente (contaminado pela COVID-19) fica aguardando no isolamento do pronto socorro ou pronto atendimento”, informou a Santa Casa de Montes Claros. 

Na mesma linha, ainda em  Montes Claros, o Hospital Universitário Clemente de Faria informou que, diante do agravamento da pandemia do coronavirus, tem priorizado o atendimento aos casos mais graves, “níveis amarelo, laranja e vermelho do Protocolo de Manchester (sistema de triagem). 

Ainda de acordo com o Hospital Universitário, os casos não urgentes, dos níveis azul e verde do protocolo de triagem, são direcionados para encaminhamento para outros serviços de saúde, por meio de pactuação com a Secretaria de Saúde do município.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)