(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Kalil anuncia nove medidas: saiba o que fecha a partir deste sábado em BH

Uma das mudanças atinge os restaurantes, que só poderão vender por meio de delivery e funcionar de portas fechadas


12/03/2021 15:22 - atualizado 13/03/2021 08:58

Prefeito prometeu endurecer fiscalização de normas a partir desta segunda (12/3)(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Prefeito prometeu endurecer fiscalização de normas a partir desta segunda (12/3) (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD), de Belo Horizonte, anunciou novas restrições da atividade comercial da cidade nesta sexta (12/3). De acordo com o chefe do Executivo municipal, nove medidas serão adotadas, duas iniciando já neste sábado (13/3) e outras sete nesta segunda (15/3).

 

Segundo Kalil, entre as atividades proibidas a partir dessa segunda (15/3) estão o comércio da construção civil (varejo), os cursos de línguas estrangeiras e de danças, os carros de lanche e os cultos com templos abertos.

 

O mesmo para os restaurantes. Esses últimos estabelecimentos só poderão vender por meio de delivery, sem entrega no local.

 

Além disso, as lojas de conveniência dos postos de combustível só vão funcionar de segunda a sexta-feira, até as 18h.

 

Outras proibições pairam sobre a abertura dos parques e das pistas de caminhada. Isso acontece a partir deste sábado (13/3). 

 

A nova medida é uma maior rigidez na fiscalização das regras sanitárias na cidade.

 

"A fiscalização será implacável com quem ignora a doença. Não podemos deixar comerciantes sérios, bares sérios e gente séria pagar por irresponsáveis. Não podemos deixar botequins matar jovens, crianças e bebês", afirmou o prefeito.

 

O monitoramento será feito pelos agentes da prefeitura, em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. 

 

A prefeitura também informou que um estudo está em andamento para proibir o setor de serviços dentro dos prédios comerciais. 


A PBH entende que essa pode ser a causa da lotação do transporte público, por exemplo. A Secretaria Municipal de Política Urbana conduz a pesquisa.

 

Confira, abaixo, a lista das medidas anunciadas pela PBH: 

  1. Proibição do varejo da construção civil e cursos de língua estrangeira, arte e dança a partir desta segunda (15/3)
  2. Aglomerações coibidas
  3. Proibição dos carros de lanche a partir desta segunda
  4. Proibição dos cultos religiosos com templo aberto a partir desta segunda
  5. Restaurantes só podem vender via delivery, com portas fechadas a partir desta segunda
  6. Lojas de conveniência dos postos de combustíveis apenas de segunda a sexta, até 18h, a partir desta segunda
  7. Fechamento de parques, praças e pistas de caminhada a partir deste sábado (13/3)
  8. Fiscalização mais rígida por meio da PM, fiscais e GMBH
  9. Estudo para suspensão de atividades de serviços em prédios comerciais

 

Indicadores

Na semana passada, BH retornou à fase zero do funcionamento do comércio, com expediente apenas dos serviços essenciais, como supermercados, padarias, drogarias e postos de combustíveis.

 

Nessa quinta (11/3), porém, a cidade registrou seus três indicadores fundamentais na zona crítica da escala de risco: as ocupações dos leitos de enfermaria e de UTI e o número médio de transmissão por infectado pelo coronavírus.

 

Conforme o boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, o fator RT chegou a 1,22. Essa é a maior taxa de transmissão da série histórica desde 4 de agosto: a cada 100 infectados, novos 122 se tornam vítimas da pandemia, em média.

 

Já a ocupação das UTIs dos leitos públicos e privados para a COVID-19 chegou a 89,4%. Esse dado também é recorde para o indicador. Antes, a maior taxa de uso era do balanço de 11 de janeiro: 86,5%.

 

Recorde também para o percentual de uso das enfermarias: 75,6%. O recorde anterior era justamente do balanço dessa quarta, quando a PBH contabilizou 71,6% dos leitos do tipo ocupados.

 

Conforme o último balanço da prefeitura, BH registra 120.837 casos confirmados da doença: 2.869 mortes, 5.848 pacientes em acompanhamento e 112.120 recuperados.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)