Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: Vale do Aço enfrenta possibilidade real de colapso nos hospitais

A situação preocupa a Superintendência Regional de Saúde, que pediu apoio à Câmara Municipal de Timóteo para desenvolver ações de enfrentamento à pandemia


09/03/2021 16:43 - atualizado 09/03/2021 19:20

O superintendente regional de saúde no Vale do Aço, Ernani Duque, durante reunião com o presidente da Câmara de Timóteo, Luiz Perdigão(foto: Câmara de Timóteo/Divulgação )
O superintendente regional de saúde no Vale do Aço, Ernani Duque, durante reunião com o presidente da Câmara de Timóteo, Luiz Perdigão (foto: Câmara de Timóteo/Divulgação )
A possibilidade real de esgotamento dos leitos UTI COVID-19 nos próximos dias, em todo o Vale do Aço, levou o Superintendente Regional de Saúde, Ernani Duque, a pedir apoio à Câmara Municipal de Timóteo. Ele se reuniu com o presidente do Legislativo, vereador Luiz Perdigão, na segunda-feira (08/03). 

O superintendente disse que a região do Vale do Aço vive um momento muito crítico da pandemia do novo coronavírus, e que foi à Câmara pedir apoio às ações que precisam ser tomadas nos municípios do Vale do Aço, "para que possamos salvar o máximo de vidas”.

Para ele, o cenário desfavorável para a população em relação à pandemia é reflexo das festas realizadas no período de carnaval. “Embora muitos municípios não tenham decretado o ponto facultativo no feriado, tivemos um carnaval velado, com festas particulares, e isso está trazendo consequências epidemiológicas e de assistência para a nossa região”, analisou. 

O combate à pandemia nesse período crítico, de acordo com Ernani Duque, passa por uma ação efetiva na contenção do avanço no número de infectados, diminuindo ao máximo a circulação das pessoas pelas ruas. 

“É preciso proibir as aglomerações em bares, festas, salões de festas, praças e outros locais públicos para que consigamos reduzir a ocupação dos hospitais e o número de óbitos”, alertou. 

Sobre o impacto do retorno das aulas no formato presencial nos números de contágio da doença, Duque disse que a Superintendência Regional da Saúde não teve, até o momento, nenhuma comprovação se houve ou não reflexo.

Sobre as vacinas, Ernani Duque informou que há possibilidades de receber uma grande quantidade dos imunizantes em março, para que, nas próximas semanas, seja iniciada a etapa de vacinação das pessoas com menos de 70 anos de idade. 

O vereador Luiz Perdigão considerou oportuna a visita de Ernani Duque e disse que a Câmara de Timóteo também vai tomar algumas medidas para tentar diminuir o avanço do novo coronavírus. 

“Nós vamos restringir o acesso do público externo aos prédios da Câmara e todos os atendimentos serão feitos via telefone e WhatsApp. É importante frisar que a Câmara vai continuar funcionando, vamos trabalhar internamente, de forma que os cidadãos não sejam prejudicados em seus atendimentos. Ao limitar o número de pessoas circulando em nossas dependências, estamos zelando pela vida de todos”, disse.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade