(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: idosos com idade acima de 85 anos serão vacinados em Valadares

A vacinação será no sistema drive-thru, no estacionamento da Univale, Campus I, Vila Bretas, e no Campus II, Bairro Universitário


01/03/2021 15:04 - atualizado 01/03/2021 16:08

As famí­lias fazem questão de registrar o momento da vacinação dos idosos, com fotos e ví­deos. Vovós e vovôs se sentem aliviados ao tomar a vacina e aprovam a tietagem(foto: Divulgação/PMGV)
As famí­lias fazem questão de registrar o momento da vacinação dos idosos, com fotos e ví­deos. Vovós e vovôs se sentem aliviados ao tomar a vacina e aprovam a tietagem (foto: Divulgação/PMGV)

A vacinação contra a COVID-19 em Governador Valadares prossegue nesta terça-feira (2/3), em sistema drive-thru, no Campus da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), em dois locais: estacionamento do Centro Cultural, no campus II, Bairro Universitário, e na portaria do antigo MIT, na Vila Bretas. Os vacinadores iniciarão os trabalhos às 8h30.
 
Os idosos acima de 90 anos, que se vacinaram na primeira etapa, vão tomar a segunda dose da Coronovac. Os idosos com idade a partir de 85 anos, vão tomar a primeira dose.
 
A Prefeitura alertou que os idosos que vão tomar a segunda dose devem levar, obrigatoriamente, o cartão de vacinação, além de documento de identidade com foto atual ou cartão do SUS. Quem for tomar a primeira dose, basta levar o documento de identidade com foto.
 
As etapas de vacinação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continuam firmes e com muita responsabilidade, assim como os trabalhos de prevenção e combate à pandemia do Coronavírus na cidade. E que segue imunizando a população por grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização e, gradativamente, vai avançando e vacinando as pessoas mediante a distribuição das doses pelo governo do Estado, via Superintendência Regional de Saúde.
 
O processo de vacinação contra a COVID-19 teve início em Governador Valadares em 19 de janeiro. O município recebeu, até o momento, 11.706 doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca, sendo 7.743 para a aplicação da primeira dose e 3.963 para a segunda dose. 
 
Ao todo, 6.938 pessoas já receberam a primeira dose da vacina. São eles: trabalhadores da saúde, pessoas residentes em instituições de longa permanência, idosos de 90 anos ou mais via drive thru, unidades de saúde e vacinação domiciliar para aqueles que são domiciliados ou acamados, profissionais que atuam em laboratórios e também aqueles que trabalham no setor funerário. Outras 3.110 pessoas já receberam a segunda dose da vacina.
 
A SMS informou também que à medida que novas doses vão sendo direcionadas ao Município, mais grupos são contemplados. De acordo com a SMS, há duas semanas o Município aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde e o envio de mais doses pelo Estado para que o fluxo de vacinação não seja interrompido.
 
Sobre as reclamações de privilégios, feitas por muitas pessoas, principalmente nas redes sociais, o Ministério Público abriu procedimento administrativo para verificar se procedem as queixas de que profissionais de saúde que não estão na linha de frente do combate à COVID-19 foram de fato vacinados. O promotor da Saúde, Randal Bianchini, disse que acompanhando diariamente o andamento desse processo.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)