(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISOLAMENTO SOCIAL

COVID-19: Coromandel proíbe circulação de pessoas depois das 20h

Falta de leitos faz cidade implantar barreira sanitária e toque de recolher para conter a pandemia do novo coronavírus


16/02/2021 17:21 - atualizado 16/02/2021 17:49

Polícia Militar vai reforçar o enfrentamento à COVID-19 em Coromandel(foto: PMMG / Divulgação)
Polícia Militar vai reforçar o enfrentamento à COVID-19 em Coromandel (foto: PMMG / Divulgação)

A falta de leitos em hospitais para acolhimento de pacientes com a COVID-19 fez a Prefeitura de Coromandel, no Alto Paranaíba, decretar estado de calamidade pública. Nesta terça-feira (16/2), a cidade recebeu visita de equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e anunciou que será proibida a circulação de pessoas após as 20h.

Também serão instaladas oito barreiras sanitárias com a finalidade de orientar e fiscalizar a população sobre as medidas de prevenção e contenção ao novo coronavírus.

Ninguém poderá entrar ou sair do município a não ser por motivo justificado. A restrição é válida para o período de 16 a 23 de fevereiro.

O secretário de Saúde de Minas Gerais, o médico Carlos Eduardo Amaral, visitou a Santa Casa de Misericórdia do município. “O nosso objetivo é ajudar no que for preciso, tanto na organização da regulação, do fluxo de pacientes, quanto na estruturação da assistência”, explica.
 
Com a ida da equipe técnica, a SES-MG pretende também avaliar as medidas de biossegurança e manejo clínico dos pacientes.

“Esperamos poder ajudar as equipes de saúde municipal e regional na melhoria dos processos de contenção de crise local”, relata a médica infectologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs Minas), Tânia Marcial.

Apoio da Polícia Militar

Uma equipe de apoio assistencial e de planejamento da Polícia Militar, com médico intensivista (1) e infectologista (1), enfermeiros (2), fisioterapeutas (2) e técnico de enfermagem, chegou a Coromandel nesta terça-feira (16/2).

Eles vão ficar na cidade por 48 horas, quando serão substituídos por outra equipe. A troca nesse intervalo de tempo seguirá até a estabilização da crise.

Além do apoio assistencial, a Polícia Militar também vai reforçar a fiscalização na cidade tendo em vista a restrição provisória da circulação de pessoas. 

"A Polícia Militar atuará, além da frente assistencial e de apoio técnico à gestão da crise na saúde local, em ações de preservação da ordem e garantia da lei, especialmente após a prefeitura decretar ‘quarentena’, apoiando o município com nossas guarnições e efetivo, orientando a população sobre a grave situação, auxiliando fiscalizações e, eventualmente, advertindo aqueles que insistirem em descumprir as medidas sanitárias”, informa o coronel Eugênio Valadares, diretor de Saúde.

Transferências de pacientes

A equipe do Sistema Estadual de Regulação Assistencial transferiu, no domingo (14/2), cinco pacientes de Coromandel e quatro de Monte Carmelo – ambas na macrorregião Triângulo Norte – para Divinópolis, na Região Oeste do estado.

“Não mediremos esforços para que todo cidadão mineiro tenha atendimento. Mas peço à população que faça sua parte. A pandemia não acabou. Portanto, as medidas preventivas devem ser seguidas. Fique em casa sempre que possível”, afirma o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)