(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPRESA FECHADA

Carnaval: fiscalização vai impedir banhistas e barcos na Várzea das Flores

Fiscalização contará com barreiras, policiamento fixo e lanchas a partir deste sábado (13/2) para impedir aglomerações na Várzea das Flores durante o carnaval


12/02/2021 14:45 - atualizado 12/02/2021 16:24

A represa Várzea das Flores já foi ponto de aglomerações de banhistas em outros períodos de feriados, antes da pandemia do novo coronavírus (foto: Closé Limongi/Divulgação)
A represa Várzea das Flores já foi ponto de aglomerações de banhistas em outros períodos de feriados, antes da pandemia do novo coronavírus (foto: Closé Limongi/Divulgação)
A fiscalização na orla da lagoa Várzea das Flores, entre os municípios de Betim e Contagem, será intensificada entre sábado (13/1) e terça-feira (16/2), período em que seria comemorado o carnaval. O objetivo é evitar aglomerações de barcos, banhistas e pescadores ao longo da orla da represa. 
 
 
A operação ocorrerá em conjunto entre a Defesa Civil, Guarda Municipal e outros órgãos fiscalizadores dos dois municípios, além da Polícia Militar, Copasa, Capitania dos Portos, Istituto Estadual de Florestas (IEF) e Ministério Público. 
 
Além de patrulhamento realizado a cada duas horas, durante o dia, a operação contará com barreiras e policiamento fixo, além de policiais em viaturas descaracterizadas para identificação de irregularidades. O tráfego na região só será permitido a moradores e pessoas em deslocamento para cidades vizinhas. A força-tarefa contará também com lanchas para navegação em pontos específicos em que as viaturas não consigam acessar.
 
Segundo o superintendente da Defesa Civil de Betim, tenente-coronel Walfrido Lopes de Assis, a operação é importante mesmo não havendo oficialmente as festas de carnaval. “Nosso objetivo é garantir que não haja aglomerações de pessoas na represa, tendo em vista que algumas empresas privadas devem manter a tradicional data do feriado”, ressalta.
 
A Várzea das Flores é um dos mananciais que abastece a RMBH e em já chegou a receber cerca de 10 mil pessoas em carnavais anteriores. 
 

Ponto facultativo suspenso 

Em Betim, o carnaval foi oficialmente suspenso pelo decreto 42.455, do dia 14 de janeiro, que altera os pontos facultativos dos dias 15, 16 e 17 de fevereiro para os dias 5,6 e 7 de julho. A decisão foi tomada com base nas ações do plano de enfrentamento à pandemia da COVID-19 na cidade. Com isso, todos os serviços públicos e o comércio estarão abertos e funcionando normalmente.  
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)