(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DENUNCIE!

Zema pede que população de Minas denuncie fura-filas da vacina; veja vídeo

Vários casos de desrespeito à ordem preferencial de vacinação contra a COVID-19 foram registrados no estado


29/01/2021 10:26 - atualizado 29/01/2021 11:14

De acordo com o Governo de Minas, foram distribuídas 496.060 doses de vacina no estado; dessas, 148.785 foram aplicadas(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
De acordo com o Governo de Minas, foram distribuídas 496.060 doses de vacina no estado; dessas, 148.785 foram aplicadas (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pediu à população que denuncie os fura-filas da vacinação contra a COVID-19. Pelas redes sociais, Zema anunciou a criação do ‘Canal Coronavírus’ e pediu que os mineiros combatam o desrespeito à ordem de prioridade de aplicação do imunizante.


Denuncie os fura-filas! Adotamos medidas severas para combater o desrespeito à vacinação dos grupos prioritários. Você pode nos ajudar muito contra a prática dos fura-filas no sistema de vacinação”, disse o governador em um vídeo publicado na manhã desta sexta-feira (29/1).

 

De acordo com o governador, a Ouvidoria e Controladoria-Geral atuam em parceria para combater o desrespeito aos grupos prioritários que deverão ser vacinados nesta primeira fase.


“Você pode tanto ligar para o disque ouvidoria, no 162, usar o aplicativo MGapp ou usar o ouvidoria.mg.gov.br/coronavírus. Não deixe de denunciar se você observar algum abuso”, declarou o governador.

Vacinação e fura-filas em Minas

Em vários estados do Brasil há casos de desrespeito à ordem de prioridade de vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização.


Em Minas Gerais, alguns casos ganharam destaque. No Norte do estado, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania) passou na frente dos enfileirados para a imunização e recebeu a vacina em casa. Embora tenha a idade avançada, de 86 anos, ele não é profissional de saúde da linha de frente do combate à COVID-19, não tem nenhuma deficiência, nem reside em asilo ou terras indígenas – requisitos estabelecidos pelo governo de Minas para ter acesso prioritário à vacina.


No Sul de Minas, o prefeito de Ijaci, Fabiano Moreti (MDB), e a vice-prefeita, Maria Horaci de Oliveira (PL), estão sendo acusados de furar a fila de prioridade. De acordo com a Prefeitura, o prefeito e a vice estão na linha de frente em combate ao novo coronavírus. Além de gestor do município, Fabiano também é motorista da ambulância da cidade e a vice tem 75 anos.


Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, houve denúncia de que uma médica que atua fora da linha de frente de combate diário à doença teria sido vacinada e, ainda, postado uma foto nas redes sociais. Além desse caso, profissionais afastados das funções há meses estariam sendo vacinados. Segundo Prefeitura “as denúncias de 'fura-filas' repassadas à Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) não procedem, constatou apuração interna”.

 

Em Santa Luzia, na Região Metropolitana, o secretário de Esportes, Marco Aurélio Silva, foi demitido nessa quarta-feira (27/1) por furar a fila da vacinação. Outros servidores envolvidos na fraude também foram exonerados.

De acordo com o Governo Estadual, foram distribuídas 496.060 doses de vacina em Minas Gerais. Dessas, 148.785 foram aplicadas. O estado registra 721.967 casos de COVID-19, com 14.819 óbitos.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)