(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Minas aguarda contato do Ministério da Saúde para iniciar vacinação

Governo do estado já adquiriu 50 milhões de seringas com agulhas para começar a imunizar mineiros contra COVID-19. Zema celebrou aprovação da Anvisa


17/01/2021 17:28 - atualizado 17/01/2021 17:56

Início da vacinação em Minas depende do contato do Ministério da Saúde com o estado(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Início da vacinação em Minas depende do contato do Ministério da Saúde com o estado (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Após o sinal verde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (17/01) para o uso emergencial das vacinas fabricadas pela Universidade de Oxford/Laboratório AstraZeneca e pelo Instituto Butantan/Laboratório Sinovac, a população começou a criar expectativas pela imunização contra a COVID-19. Ao Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) afirmou que O Governo de Minas aguarda contato do Ministério da Saúde para iniciar a campanha.

A SES-MG já havia adquirido 50 milhões de seringas agulhadas para iniciar a campanha em Minas. Do número, 21 milhões já estão em território mineiro e, deste montante, 7 milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais da Saúde. Desta forma, o governo estadual garante que poderá começar a imunizar a população assim que as doses estiverem disponíveis.
“Para que todos os 853 municípios recebam vacinas de forma equânime, serão disponibilizadas a frota aérea do Estado e as forças de segurança também se somarão aos esforços do governo para realizar a vacinação dos mineiros”, pontuou a SES-MG.

Zema celebra aprovação de vacinas

Após o “sinal verde” da Anvisa, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), utilizou as redes sociais para celebrar o avanço para a imunização dos brasileiros contra a COVID-19. Zema classificou este domingo como “dia emocionante e decisivo na luta contra a pandemia” e disse que o início da vacinação poderá marcar a retomada da normalidade.

“Dia emocionante e decisivo na luta contra a pandemia. Minas está preparada para a chegada da vacina contra a COVID-19! O início da vacinação garantirá um importante passo na proteção de vidas e retomada da normalidade”, publicou.

Veja, na íntegra, a nota da SES-MG

"Desde Setembro do ano passado, o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), executa seu Plano de Contingenciamento para Vacinação Contra a Covid-19, que contém as etapas de pré-campanha e campanha de vacinação. Além de prever a logística tanto de distribuição de insumos como a logística de vacinação da população, que será semelhante ao sistema já organizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
 
Para garantir os insumos necessários à vacinação de todos os mineiros contra a Covid-19, a SES-MG adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas, das quais quase 21 milhões já chegaram ao estado e deste montante 7 milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais de Saúde. Assim que o imunizante estiver disponível, Minas também poderá dar início à campanha de vacinação. O governo ainda aguarda o contato do Ministério da Saúde sobre a distribuição de doses ao estado.
 
Para que todos os 853 municípios recebam vacinas de forma equânime, serão disponibilizadas a frota aérea do Estado e as forças de segurança também se somarão aos esforços do governo para realizar a vacinação dos mineiros."

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)